Levantamento do desempenho em matemática financeira de estudantes concluintes do ensino médio da cidade de Guanhães
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Palavras-chave

Educação Financeira. Resolução de Problemas. Currículo de Matemática.

Como Citar

Almeida, W. R. de, Silva, J. F. da, Chaves Pereira, G., & Matos, H. N. B. de. (2020). Levantamento do desempenho em matemática financeira de estudantes concluintes do ensino médio da cidade de Guanhães. ForScience, 8(2), e00864. https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e864

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os dados de uma pesquisa relacionados ao desempenho em Matemática Financeira de estudantes concluintes do Ensino Médio na cidade de Guanhães/MG. A pesquisa é mista, ou seja, apresenta abordagens qualitativas, porém elementos quantitativos subsidiam a discussão. O instrumento de coleta de dados consistiu em levantamento bibliográfico e aplicação de questionário a 245 estudantes do 3º Ano do Ensino Médio. Os resultados mostram que, embora os currículos preconizem o mínimo de conhecimento com relação aos conteúdos de Matemática Financeira e que os participantes considerem a temática importante para sua vida cotidiana, o índice de acertos de itens básicos se mostra abaixo do esperado. Tal fato demanda uma reflexão por parte dos educadores sobre o papel de aliar as vivências sociais, especialmente aquelas relacionadas ao mundo financeiro, ao currículo proposto.

Palavras-chave: Educação financeira. Ensino e aprendizagem de matemática. Currículo de matemática.

 

Survey of performance in financial mathematics of high school concluding students in Guanhães city

Abstract

This article aims to analyze the data of a research related to the performance in Financial Mathematics of high school students in the city of Guanhães/MG. The research is mixed, thatis, it presents qualitative approaches, but quantitative elements support the discussion. The data collection instrument consisted of a bibliographic survey and the application of a question naire to 245 students of the 3rd year of high school. The results show that, although the curricula advocate a minimum of knowledge in relation to the contents of Financial Mathematics and that the participants consider the theme important for their daily life, the index of correct answers for basic items is lower than expected. This fact demands a reflection on the part of educators on the role of combining social experiences, especially those related to the financial world, with the proposed curriculum.

Keywords: Financial education. Mathematics teachingand learning. Mathematics curriculum.

https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e864
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