Uma abordagem no ensino da disciplina de informática e sociedade em um curso de ciência da computação: o relato de uma experiência
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Como Citar

Seabra, R. D. (2017). Uma abordagem no ensino da disciplina de informática e sociedade em um curso de ciência da computação: o relato de uma experiência. ForScience, 5(1). https://doi.org/10.29069/forscience.2017v5n1.e172

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de abordagem no ensino da disciplina de Informática e Sociedade presente nas diretrizes curriculares da maioria dos cursos de Computação e afins. O objeto de estudo refere-se ao curso oferecido aos discentes da Universidade Federal de Itajubá em 2015. O artigo apresenta uma síntese dos principais tópicos debatidos nas aulas, bem como os resultados obtidos com base em uma investigação realizada junto aos discentes, sendo os mais notáveis sumarizados: (i) 96% dos estudantes relataram que a disciplina contribuiu na aquisição de conhecimento relevante para sua futura prática profissional; (ii) os temas informática na educação, regulamentação da profissão de tecnologia da informação, computação verde, computação ubíqua e evolução dos crimes cibernéticos foram os assuntos de maior destaque quanto aos aspectos sociais envolvidos no uso da informática. 

Palavras-chave: Ciência da computação. Informática e sociedade. Ensino.

Abstract

An approach in teaching of the discipline informatics and society in a computer science course: reporting an experience

This paper presents a proposal for an approach in the teaching of the discipline Informatics and Society, which is present in the curriculum guidelines of most Computing and related courses. The object of study refers to the course offered to students of the Federal University of Itajubá in 2014. The research presents a summary of the main topics discussed in classes as well as the results obtained with basis on an investigation carried out with the students and the most notably summarized: (i) 96% of the students reported that the discipline contributed to the acquisition of relevant knowledge to their future professional practice; (ii) informatics in education issues, regulation of information technology profession, green computing, ubiquitous computing and evolution of cybercrimes were the most prominent themes regarding the social aspects involved in the use of information technology.

Keywords: Computer science. Informatics and society. Teaching.

 



https://doi.org/10.29069/forscience.2017v5n1.e172
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