Estratégias de aprendizagem e cursos de educação a distância: satisfação dos alunos matriculados e egressos em cursos profissionais
PDF

Como Citar

Estratégias de aprendizagem e cursos de educação a distância: satisfação dos alunos matriculados e egressos em cursos profissionais. (2019). ForScience, 7(2). https://doi.org/10.29069/forscience.2019v7n2.e615

Resumo

As instituições de ensino superior necessitam compreender a percepção dos seus alunos para efetivamente estabelecer ações de gestão acadêmica. Este estudo apresenta o efeito da estratégia de aprendizagem na satisfação com o curso dos alunos matriculados e egressos do Centro de Educação Aberta e a Distância do Campus Ouro Preto do Instituto Federal Minas Gerais. A estratégia metacognitiva e estratégia autorregulatória constituem os antecedentes da estratégia de aprendizagem. A análise de dados utilizou a estatística multivariada por meio da Modelagem de Equações Estruturais com estimação por Mínimos Quadrados Parciais. Os resultados apontam que os alunos egressos inseridos no mercado de trabalho na área de conhecimento do curso que realizaram, percebem com mais clareza a importância da capacitação e educação na sua vida profissional. A estratégia metacognitiva é a que se destaca, ao ser aquela que conduz o aluno a refletir sobre o seu próprio pensamento para realizar uma atividade com sucesso e alcançar seu objetivo de aprendizado.

Palavras-chave: Educação. Metacognição. Autorregulação. Análise Multi-grupo. PLS-MGA.

Learning strategies and distance education courses: satisfaction of students enrolled and graduated in professional courses

Abstract

The higher education institutions need to understand the perceptions of their students to effectively establish academic management actions. This study exhibits the effect of the learning strategies on course satisfaction of the enrolled and graduated students from Open and Distance Education Center of Ouro Preto Campus of the Federal Institute of Minas Gerais in Brazil. Metacognitive strategy and self-regulatory strategy are the antecedents of the learning strategies. Data analysis used multivariate statistics through Partial Least Squares Structural Equation Modeling. The results point out that the students who entered the labor market in the field of knowledge of the course they performed clearly perceive the importance of training and education in their professional life. Metacognitive strategy is the one that stands out, because it is the one that leads the student to reflect on his own thinking to carry out a successful activity and achieve his learning objective.

Keywords: Education. Metacognition. Self-regulation. Multi-group analysis. PLS-MGA.

https://doi.org/10.29069/forscience.2019v7n2.e615
PDF

Referências

ABBAD, Gardênia da Silva; CORRÊA, Vinícius Pinto; MENESES, Pedro Paulo Murce. Avaliação de treinamentos a distância: Relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o treinamento. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 43-67, 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712010000200003.

AFFONSO, Suselei Bedin; QUINELATO, Eliane. Educação a distância: algumas considerações a respeito do autogerenciamento da aprendizagem pelos estudantes. Revista Científica em Educação a Distância, Santos, v. 4, n. 2, p. 77-87, 2014. doi: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v4i2.200.

ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu; SCHIAVONI, Andreza; MELL, Diene Eire de; SEKITANI, Juliane Tiene. Estratégias de aprendizagem utilizadas por estudantes na educação a distância: implicações educacionais. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 5-16, 2014.

AROSTI, Danilo; DUMBRA, Soraia. Origens e desafios da gestão da educação a distância: O papel do gestor dentro de um novo ambiente educacional. Revista Científica Eletrônica Estácio, Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 169-180, 2014.

BARBOZA, Souza Stephanie Ingrid; CARVALHO, Diana Lúcia Teixeira de; SOARES NETO, João Batista; DA COSTA, Francisco José. Uma análise dos condicionantes da satisfação, da dedicação e do desempenho de estudantes de cursos de administração. Administração, Ensino e Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 323-349, 2014. doi: http://dx.doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.23.

BARROS, Dirlene Santos; NEVES, Dulce Amélia de Brito. Estudo de usuários no arquivo público do estado do Maranhão (APEM): analisando as estratégias metacognitivas no processo de busca de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 16, n. 4, p. 228-242, 2011. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362011000400014.

BORUCHOVITCH, Evely. Estratégias de aprendizagem e desempenho escolar: Considerações para a prática educacional. Psicologia, Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 1-15, 1999. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0102-79721999000200008.

CABRAL, Thiago Luiz de Oliveira; SILVA, Fernanda Cristina da; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. As universidades e o relacionamento com seus ex-alunos: uma análise de portais online de egressos. Revista Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 157-173, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n3p157.

CASTRO, Juliana Xavier; MIRANDA, Gilberto José; LEAL, Edvalda Araújo. Estratégias de aprendizagem dos estudantes motivados. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 9, n. 1, p. 80-97, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.14392/asaa.2016090105.

CHAVES, Vera Lúcia Jacob; GUTIERRES, Dalva Valente Guimarães; MENDES, Odete da Cruz; RIBEIRO, Maria Edilene da Silva. Gestão da educação: Uma revisão conceitual na perspectiva de análise do plano de ações articuladas. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 4., 2014, Porto, Portugal. Anais [...] Goiânia: ANPAE, 2014. 1-15 p.

COHEN, Jacob. A power primer. Psychological Bulletin, v. 112, n. 1, p. 155-159, 1992. doi: http://dx.doi.org/10.1037/0033-2909.112.1.155.

CORSO, Helena Velhinho; SPERB, Tânia Mara; JOU, Graciela Inchausti de; SALLES, Jerusa Fumagalli. Metacognição e funções executivas: relações entre os conceitos e implicações para a aprendizagem. Psicologia, Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 29, n. 1, p. 21-29, 2013. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722013000100004.

CROTI, Adriana Aparecida. Aprender a aprender: A autorregulação na perspectiva cognitiva da aprendizagem no contexto do ensino profissionalizante. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2016.

DANTAS, Cláudia; RODRIGUES, Camila Cruz. Estratégias metacognitivas como intervenção psicopedagógica para o desenvolvimento do automonitoramento. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 30, n. 93, p. 226-235, 2013.

DIAS, Alexsandra Barcelos; SANTOS, Valquíria Aparecida dos; BEIRUTH, Aziz Xavier. Consistência das estratégias de instituições de ensino superior: um estudo baseado na percepção dos stakeholders utilizando-se do Balanced Scorecard. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 10, n. 4, p. 431-448, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.17524/repec.v10i4.1445.

FALCIONI, Roberto Evair; AMORIM, Mário Lopes. O ensino profissionalizante na sociedade moderna industrial: um olhar histórico. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 5, n. 8, p. 1-13, 2009. doi: http://dx.doi.org/10.3895/rts.v5n8.2530.

FARIAS, Adriano Antônio; LOPES, Luis Fernando. Práticas pedagógicas em EaD. Curitiba: Intersaberes, 2014.

FAUL, Franz; BUCHNER, Axel; ERDFELDER, Edgar; LANG, Albert-Georg. Statistical power analyses using G*Power 3.1: tests for correlation and regression analyses. Behavior Research Methods, v. 41, n. 4, p. 1149-1160, 2009. doi: http://dx.doi.org/10.3758/brm.41.4.1149.

FERNANDES, Verônica Rodriguez; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Estratégias de aprendizagem autorregulatória no ensino superior: Escrita de um artigo científico. Psicologia da Educação, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 37-49, 2015. doi: http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20150013.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio século XXI escolar: o minidicionário da língua Portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

FORTES, Renata Costa; HAACK, Adriana. Atitudes de alunos e de professores com relação à adoção da modalidade de educação a distância. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, Chácaras Anhaguera Valparaiso de Goiás, v. 2, n. 1, p. 73-87, 2013.

GALVÃO, Afonso; CÂMARA, Jacira; JORDÃO, Michelle. Estratégias de aprendizagem: reflexões sobre universitários. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 93, n. 235, p. 627-644, 2013. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s2176-66812012000400006.

GÓES, Natália Moraes; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Análise das estratégias de aprendizagem cognitivas, autorregulatórias e comportamentais utilizadas por alunos de um curso de pedagogia ofertado a distância. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 10., 2014, Florianópolis. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2014. 1-20 p.

GÓES, Natália Moraes; PAVESI, Marilza Aparecida; ALLIPRANDINI, Paula Mariza Zedu. Estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos do curso de pedagogia de uma IES pública do estado do Paraná ofertado a distância. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 1-10, 2013.

GOUVÊA, M. A.; ONUSIC, L. M.; MANTOVANI, D. M. N. Qualidade e lealdade ao curso no ensino superior. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 9, n. 1, p. 26-45, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.5902/198346597690.

HAIR JR, Joseph F.; HULT, G. Tomas M.; RINGLE, Christian; SARSTEDT, Marko. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). 2. ed. Thousand Oaks: Sage, 2017.

HAIR JR, Joseph F.; RINGLE, Christian M.; SARSTEDT, Marko. PLS-SEM: indeed a silver bullet. Journal of Marketing Theory and Practice, v. 19, n. 2, p. 139-151, 2011. doi: http://dx.doi.org/10.2753/mtp1069-6679190202.

ISLER, Gustavo Lima; MACHADO, Afonso Antonio. Motivação discente em cursos na modalidade de educação a distância (EaD): fatores que influenciam. Revista Nupem, Campo Mourão, v. 5, n. 9, p. 67-84, 2013.

KOCH, Simone Hack da Silva. Aprender a aprender: na busca de processos metacognitivos com o uso das TIC. 2011. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011

LIMA FILHO, Raimundo Nonato; BRUNI, Adriano Leal. Metacognição estimula características empreendedoras? Uma análise em profissionais de administração. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, Joaçaba, v. 14, n. 2, p. 427-450, 2015. doi: http://dx.doi.org/10.18593/race.v14i2.5922.

LOHMÖLLER, Jan-Bernd. The PLS program system: latent variables path analysis with partial least squares estimation. Multivariate Behavioral Research, v. 23, n. 1, p. 125-127, 1988. doi: http://dx.doi.org/10.1207/s15327906mbr2301_7.

MAINARDES, Emerson Wagner; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Lealdade de estudantes em instituições de ensino superior: um estudo multicaso em Joinville. Revista Eletrônica de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 1-30, 2010.

MARCUZZO, Marlei Maria Veduim; GUBIANI, Juçara Salete; LOPES, Luis Felipe Dias; REGIO, Maria de Lourdes Severo. A satisfação dos alunos de educação a distância: Um estudo de caso aplicado em nível de graduação e pós-graduação de uma universidade federal. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA, 15., 2015, Mar del Plata, Argentina. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. 1-16 p.

MIRANDA, Fabio Neves de; TONINI, Adriana Maria. Estratégias pedagógicas de ensino-aprendizagem nos cursos técnicos do CEFET-MG na modalidade a distância. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 5., 2013, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

MURITIBA, Patricia Morilha; MURITIBA, Sérgio Nunes; ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão de; MOURA, Maurício Serpa Barros de. Satisfação dos egressos em administração, economia e contabilidade e desempenho profissional. Revista Alcance, Biguaçu, v. 19, n. 3, p. 308-326, 2012. doi: http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v19n3.p308-326.

OLIVEIRA, Katya Luciane de; BORUCHOVITCH, Evely; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Estratégias de aprendizagem e desempenho acadêmico: evidências de validade. Psicologia, Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 25, n. 4, p. 531-536, 2009. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722009000400008.

OLIVEIRA, Ronielton Rezende; GONÇALVES, Carlos Alberto; MARTINS, Henrique Cordeiro. Desempenho organizacional: integração do modelo valor, raridade, imitabilidade e organização com a gestão de projetos. Contabilidade, Gestão e Governança, Brasília, v. 20, n. 2, p. 252-275, 2017. doi: http://dx.doi.org/10.21714/1984-3925_2017v20n2a5.

OLIVEIRA, Ronielton Rezende; MARINHO, Marlon Finelli Avendanha; DIAS, Alexandre Teixeira. Um estudo sobre a utilização da modelagem de equações estruturais na produção científica nas áreas de administração e sistemas de informação. Revista de Administração da UFSM, Santa Maria, v. 9, n. 4, p. 559-578, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.5902/198346598610.

OLIVER, R. L. A cognitive model of the antecedents and consequences of satisfaction decisions. Journal of Marketing Research, v. 17, n. 4, p. 460-469, 1980. doi: http://dx.doi.org/10.2307/3150499.

PACHECO, Iram José Duarte; MESQUITA, José Marcos Carvalho de; DIAS, Alexandre Teixeira. Qualidade percebida e satisfação dos alunos da rede federal de educação profissional e tecnológica. Revista Gestão & Tecnologia, Pedro Leopoldo, v. 15, n. 2, p. 5-28, 2015. doi: http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2015.v15i2.831.

PAULINO, Paula; SILVA, Adelina Lopes da. Promover a regulação da motivação na aprendizagem. Cadernos de Educação, Pelotas, v. 42, n. 1, p. 96-118, 2012.

PERASSINOTO, Maria Gislaine Marques; BORUCHOVITCH, Evely; BZUNECK, José Aloyseo. Estratégias de aprendizagem e motivação para aprender de alunos do ensino fundamental. Avaliação Psicológica, Campinas, v. 12, n. 3, p. 351-359, 2013.

RAMOS, Aline Marcelino; BARLEM, Jamila Geri Tomaschewski; LUNARDI, Valéria Lerch; BARLEM, Edison Luiz Devos; SILVEIRA, Rosemary Silva da; BORDIGNON, Simoní Saraiva. Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 187-195, 2015. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015002870013.

RINGLE, Christian M.; WENDE, Sven; BECKER, Jan-Michael SmartPLS 3. Bönningstedt: SmartPLS GmbH, 2015. Disponivel em: http://www.smartpls.com.

SALOVAARA, Hanna. An exploration of students’ strategy use in inquiry-based computer-supported collaborative learning. Journal of Computer Assisted Learning, v. 21, n. 1, p. 39-52, 2005. doi: http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2729.2005.00112.x.

SANTOS, Adilson Gomes; CARDOSO, Ariston Lima; BORGES, Luzineide Miranda Educação a distância: motivações, expectativas e aprendizagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 11., 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2014. 2059-2072 p.

SANTOS, Maria Edilene do Amaral Silva. Educação a distância: relações entre as estratégias de aprendizagem e a satisfação de alunos. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2017.

SCACCHETTI, Fabio Alexandre Pereira; OLIVEIRA, Katya Luciane de; MOREIRA, Ana Elisa da Costa. Estratégias de aprendizagem no ensino técnico profissional. Psico-USF, Campinas, v. 30, n. 3, p. 433-446, 2015. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712015200306.

SCACCHETTI, Fabio Alexandre Pereira; OLIVEIRA, Katya Luciane de; RUFINI, Sueli Édi. Medida de motivação para aprendizagem no ensino técnico profissional. Avaliação Psicológica, Campinas, v. 13, n. 2, p. 297-305, 2014.

SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Psicologia do desenvolvimento, educação a distância e as tecnologias digitais da informação e da comunicação. Psico, Porto Alegre, v. 44, n. 3, p. 352-361, 2013.

SEVERINI, Edson Roberto; ORELLANO, Verônica Inês Fernandez. O efeito do ensino profissionalizante sobre a probabilidade de inserção no mercado de trabalho. Revista Economia, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 155-174, 2010.

SILVA, Denise Mendes da; LEAL, Edvalda Araujo; PEREIRA, Janser Moura; OLIVEIRA NETO, José Dutra de. Estilos de aprendizagem e desempenho acadêmico na educação a distância: Uma investigação em cursos de especialização. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 17, n. 57, p. 1300-1316, 2015. doi: http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v17i57.1852.

SOARES, Maria Susana Arrosa (Org.). A educação superior no Brasil. Porto Alegre: IESALC, 2002. Disponivel em: http://goo.gl/XD2VhL. Acesso em: 15 de julho de 2017.

SOUZA, Saulo Aparecido de; REINERT, José Nilson. Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 15, n. 1, p. 159-176, 2010. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772010000100009.

UMEKAWA, Elienay Eiko Rodrigues; ZERBINI, Thaís. Evasão e persistência em ações educacionais a distância: análise do perfil discente. Revista Psicologia, Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 188-200, 2015. doi: http://dx.doi.org/10.17652/rpot/2015.2.517.

VALE, Aline Francilurdes Nery do; OLIVEIRA, Agostinha Mafalda Barra de; SOUSA, Juliana Carvalho de. Grau de satisfação dos discentes de administração com seu curso e sua IES. Revista de Administração IMED, Passo Fundo, v. 6, n. 1, p. 105-115, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956/raimed.v6n1p105-115.

VIEIRA, Kelmara Mendes; MILACH, Felipe Tavares; HUPPES, Daniela. Equações estruturais aplicadas à satisfação dos alunos: um estudo no curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Contabilidade Financeira, São Paulo, v. 19, n. 48, p. 65-76, 2008. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772008000300006.

WARR, Peter; ALLAN, Catriona. Learning strategies and occupational training. In: COOPER, Cary L.; ROBERTSON, Ivan T. Internacional Review of Industrial and Organizational Psychology, New York, v. 13, 1998. p. 83-122.

ZERBINI, Thaís; ABBAD, Gardênia Estratégias de aprendizagem em curso a distância: validação de uma escala. Psico-USF, Campinas, v. 13, n. 2, p. 177-187, 2008. doi: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712008000200005