Análise do conteúdo de botânica nos livros didáticos de biologia do ensino fundamental
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Palavras-chave

Livro didático. Ensino de botânica. PNLD.

Como Citar

Oliveira, T. G. M. de, & Duarte, A. C. (2024). Análise do conteúdo de botânica nos livros didáticos de biologia do ensino fundamental. ForScience, 12(1), e001158. https://doi.org/10.29069/forscience.2024v12n1.e1158

Resumo

Livros didáticos são recursos amplamente utilizados pelos professores. Diante disso, almejou-se qualificar oito volumes de três coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de Ciências em 2018. Em uma análise do conteúdo de tais obras, foi possível perceber o negligenciamento da botânica em comparação a outras áreas da biologia, por meio de quesitos preestabelecidos. Cada coleção apresentou abordagens mais ou menos satisfatórias com relação aos aspectos abordados, em que apenas a qualidade textual se destacou em 100% dos materiais, seguida por presença de recursos visuais (87,5%), exercícios práticos (62,5%), interdisciplinaridade (50%), aprofundamento no tema (37,5%) e contextualização (25%). Esclarece-se que o objetivo do artigo não foi a busca pelo melhor material, mas a melhoria contínua dos livros que formam a base do conhecimento dos estudantes.

Palavras-chave: Livro didático. Ensino de botânica. PNLD.

 

ANALYSIS OF BOTANICAL CONTENT IN ELEMENTARY SCHOOL BIOLOGY TEXTBOOKS

ABSTRACT

Textbooks are resources widely used by teachers. In view of this, the aim was to qualify eight volumes from three collections approved by the Brazilian National Textbook Program (PNLD, in Portuguese abbreviation) for Sciences in 2018. In an analysis of the content of such works, it was possible to perceive the neglect of botany in comparison to other areas of biology, through pre-established criteria. Each collection presented more or less satisfactory approaches regarding the aspects covered, in which only the textual quality stood out in 100% of the materials, followed by the presence of visual resources (87.5%), practical exercises (62.5%), interdisciplinarity (50%), in-depth study of the topic (37.5%) and contextualization (25%). It is clarified that the objective of the article was not to search for the best material, but to continuously improve the books that form the basis of students’ knowledge.

Keywords: Textbook. Botany teaching. PNLD.

https://doi.org/10.29069/forscience.2024v12n1.e1158
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