DIRETRIZES PARA A ÁREA DE MATEMÁTICA.
Escopo da Área de Matemática
A ForScience publica artigos com pesquisas de qualidade nas diversas subáreas da Matemática Pura, Matemática Aplicada, Modelagem Matemática, Modelagem Matemática na Educação Matemática e Educação Matemática, de forma a promover a disseminação do conhecimento nessas áreas.
A revista está aberta a diferentes metodologias de pesquisa, desde que sejam relevantes para a área e empregadas de forma rigorosa. Estudos de caso só serão aceitos quando realizados de forma rigorosa e quando trouxerem contribuições relevantes. As revisões de literatura só serão aceitas quando sintetizarem a literatura de uma maneira útil, fornecendo uma contribuição substancial além do que o leitor poderia obter, simplesmente lendo os resumos dos artigos citados.
Diretrizes para Preparação e Submissão do Manuscrito
Para submeter um manuscrito para a ForScience, os autores deverão estar ciente de que:
- Os trabalhos submetidos à ForScience deverão ser inéditos. Trabalhos apresentados em congressos e/ou oriundos de pesquisas de cursos de especialização, mestrado ou doutorado serão considerados inéditos (referencia-los obrigatoriamente).
- Os artigos não deverão estar em processo de avaliação em nenhum outro periódico.
- O teor dos manuscritos são de inteira responsabilidade dos autores.
- Os artigos serão submetidos de forma eletrônica, por meio do link de submissão.
- Os manuscritos devem ser preparados e submetidos em conformidade com as diretrizes da Revista.
- O editor de área fará uma primeira avaliação em desk review para analisar se o manuscrito atende às diretrizes exigidas e se está dentro do escopo da revista.
- O manuscrito será avaliado pelo sistema de double blind review, ou seja, os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também, perante estes, o nome dos autores.
- A ForScience aceita manuscritos em Português e Inglês.
O que deve ser submetido
- O manuscrito deve conter o resumo com até 250 (duzentas) palavras em português e também o abstract. Deve possuir de 3 a 5 palavras chaves em português (e inglês), o texto, figuras, tabelas, quadros e referências.
- Documentos suplementares (quando for o caso). Os autores devem submeter como documentos suplementares os instrumentos de pesquisa (questionários, detalhamento do experimento, roteiro de entrevistas, etc), a base de dados, entre outros documentos importantes para a compreensão do trabalho.
Preparação e Formatação do Manuscrito
O Manuscrito poderá ser escrito em português ou em inglês.
O manuscrito deverá ser submetido em um arquivo em Word ou Latex (Layout disponibilizado em ambos os formatos) contendo o artigo completo.
- Obs: Para garantir o anonimato, não pode haver nenhum tipo de identificação dos autores.
Sugere-se que trabalhos na modalidade artigos científicos, principalmente os das áreas de Modelagem Matemática na Educação Matemática e Educação Matemática exibam a seguinte estrutura:
- Resumo;
- Introdução;
- Referencial Teórico ou Revisão de Literatura;
- Metodologia;
- Resultados e Discussão;
- Conclusão e;
- Referências.
Os trabalhos nas áreas de Matemática Pura, Matemática Aplicada e Modelagem Matemática costumam ter estrutura um pouco diferente da descrita anteriormente, e podem, quando necessário, seguir estrutura específica.
A Introdução deve apresentar de forma clara o objetivo do artigo, a importância do trabalho, contextualização, a lacuna de pesquisa que o trabalho preenche em relação à literatura existente, as premissas utilizadas para se realizar o trabalho e as possíveis contribuições teóricas e práticas do trabalho.
O Referencial Teórico ou a Revisão de Literatura podem ser estruturados de forma diferente, dependendo do tipo estudo. Em geral, deve conter uma síntese dos estudos anteriores relacionados ao objeto de pesquisa e/ou a apresentação das teorias que sustentam o estudo. Além disso, essa sessão deve apresentar de forma não delongada o estado da arte, o tema pesquisado e estudos recentes alinhados ao objetivo da pesquisa.
A Metodologia deve apresentar o detalhamento dos procedimentos metodológicos e dos métodos utilizados na pesquisa, deixando claro como o estudo foi realizado. As metodologia deve ser detalhadas de forma suficiente para permitir que o estudo seja reproduzido.
Na seção de Resultados e Discussão, os autores devem apresentar os resultados obtidos com a pesquisa, extrair informações importantes e realizar uma discussão sobre o significado desses resultados. É recomendado que os resultados sejam comparados, quando for o caso, com a literatura existente.
Na Conclusão espera-se que os autores enfatizem o significado dos resultados, destacando os principais achados. Além disso, espera-se que as implicações teóricas e práticas (quando possível) dos resultados obtidos sejam apresentadas. Quando for o caso, deve-se destacar o que se espera de pesquisas futuras em relação aos resultados obtidos e as possíveis limitações do estudo.
O manuscrito deve ser formatado da seguinte forma:
- Manuscritos devem conter, em sua primeira versão, até 15 (quinze) páginas, podendo atingir até 20 (vinte) páginas em suas versões revisadas (após implementar as sugestões dos avaliadores);
- As citações e as referências sevem ser elaboradas conforme normas da ABNT (disponíveis no Layout);
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
- Espaçamento entre linhas: 1,5;
- Alinhamento justificado;
- Margens: superior e esquerda – 3 cm, inferior e direita – 2 cm;
- As Figuras, as Tabelas e os Quadros devem seguir as normas da ABNT.
A ForScience segue as políticas de publicação e ética da COPE (https://publicationethics.org).
Roger Santos Ferreira
E-mail: suporte.forscience@ifmg.edu.br