Resumo
O presente trabalho objetivou descrever a importância da produção de um material didáticopedagógico em formato digital para ser empregado em áreas correlatas. Em seu desenvolvimento, foi realizado o levantamento bibliográfico que subsidiou a construção de um e-book constituído por capítulos com textos que relacionam ciência e sociedade; ciência e
natureza; experimentações com materiais de baixo custo e fácil acesso; e propostas de atividades de desafio. Esse livro digital consiste em uma ferramenta complementar de aprendizagem que pode facilmente ser empregada no Ensino Médio, por apresentar linguagem adequada e destinada ao público-alvo. Os textos inseridos no material visam levar docentes de Química, Física, Biologia e Geografia ao diálogo com a mesma temática sob diferentes perspectivas. Além disso, as atividades experimentais e de desafio podem ser exploradas em uma posterior Feira de Ciências, o que garante a disseminação do conhecimento. Foi ressaltada a importância de discutir a relação do homem com o ambiente em que vive, na medida em que o material produzido poderá subsidiar um diálogo com a sociedade e atuar como meio de
comunicação e de mútua aprendizagem. Espera-se que os leitores compreendam conteúdos interdisciplinares relacionados ao cotidiano, o que viabiliza a mudança de pensamentos e a construção de novas concepções críticas, ao oportunizar o crescimento pessoal e acadêmico dos envolvidos.
Palavras-chave: E-book. Interdisciplinaridade. Educação.
Abstract
Extension and research in the project “science in an interdisciplinary approach
This study aimed to describe the importance of producing a digital teaching material to be used in related areas. On its development, a bibliographical survey was carried out that supported the construction of an e-book consisting of chapters with texts that relate science and society; science and nature; experiments with low-cost and easily accessible materials; and proposals for challenging activities. This digital book consists of a complementary learning tool that can easily be used in high school, as it presents appropriate language and is aimed at the target audience. The texts included in the material aim to lead Chemistry, Physics, Biology and Geography teachers to dialogue about the same theme from different perspectives. In addition, the experimental and challenging activities can be explored in a subsequent Science Fair, which
ensures the dissemination of knowledge. The importance of discussing the relationship between man and the environment in which he lives was highlighted, as the material produced can support a dialogue with society and act as a means of communication and mutual learning. Readers are expected to understand interdisciplinary content related to everyday life, which enables changes in thinking and the construction of new critical concepts, by providing opportunities for personal and academic growth for those involved.
Keywords: E-book. Interdisciplinarity. Integration.
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