Dimensionamento de pavimento flexível
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Palavras-chave

Rodovias
Dimensionamento de pavimentos
Método DNIT
Método MeDiNa

Como Citar

Silva, K. C. S., Lopes, G. H. Q., & Ávila, C. A. A. (2025). Dimensionamento de pavimento flexível: Um comparativo entre os métodos DNIT e Medina aplicado a um trecho da avenida Minas Gerais em Governador Valadares (MG). ForScience, 13(1), e001318. https://doi.org/10.29069/forscience.2025v13n1.e1318

Resumo

O modal rodoviário é a forma predominante de transporte no Brasil, representando cerca de 75% do movimento de cargas e passageiros. No entanto, a malha rodoviária do país conta com apenas 12,4% de suas estradas pavimentadas, mostrando um déficit de rodovias asfaltadas. Devido a essa carência e a importância deste sistema modal para o país, foi levantada a necessidade de uma nova metodologia para dimensionar pavimentos asfálticos, aprimorando o método atual do Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (DNIT). O novo método, chamado de Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa), incorpora tecnologias já utilizadas em outros países. O presente estudo objetivou comparar o dimensionamento do pavimento flexível para um trecho da Avenida Minas Gerais, próximo ao Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, campus Governador Valadares (IFMG-GV), usando os métodos empírico do DNIT e mecanístico-empírico do MeDiNa. Obteve-se como resultado que o pavimento dimensionado pelo método DNIT apresentou uma espessura menor de camadas e, ao fim do período de 10 anos, 34,30% de área trincada, sendo cerca de 4,6% maior quando comparado ao método MeDiNa.

Palavras-chave: Rodovias. Dimensionamento de pavimentos. Método DNIT. Método MeDiNa.


Abstract

Flexible pavement sizing: a comparison between the DNIT and Medina methods applied to a section of avenida Minas Gerais in Governador Valadares (MG)

Road transport is the predominant form of transport in Brazil, representing around 75% of cargo and passenger movement. However, the country's road network has only 12.4% of its roads paved, showing a deficit of paved roads. Due to this lack and the importance of this modal system for the country, the need for a new methodology for sizing asphalt pavements was raised, improving the current method of the National Department of Infrastructure and Traffic (DNIT). The new method, called the National Sizing Method (MeDiNa), incorporates technologies already used in other countries. The present study aimed to compare the design of flexible pavement for a section of Avenida Minas Gerais, close to the Federal Institute of Science and Technology of Minas Gerais, campus Governador Valadares (IFMG-GV), using the empirical methods of DNIT and mechanistic-empirical methods of MeDiNa. The result was that the pavement designed using the DNIT method had a smaller layer thickness and, at the end of the 10-year period, 34.30% of the cracked area, being around 4.6% greater when compared to the MeDiNa method.

Keywords: Highways. Pavement sizing. DNIT method. MeDiNa method.

https://doi.org/10.29069/forscience.2025v13n1.e1318
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