Análise das taxas de infraestrutura das escolas estaduais da região sudeste com utilização da elipse de confiança
PDF

Palavras-chave

Estatística Descritiva. Elipse de Confiança. Taxa de Infraestrutura Escolar.

Como Citar

Marques, R. A. (2025). Análise das taxas de infraestrutura das escolas estaduais da região sudeste com utilização da elipse de confiança. ForScience, 13(2), e001341. https://doi.org/10.29069/forscience.2025v13n2.e1341

Resumo

As infraestruturas das escolas públicas têm se tornado uma grande área de estudo nos últimos anos, principalmente por serem um fator que pode contribuir para um melhor aprendizado dos alunos. A presente proposta procura dar uma contribuição para essa área oferecendo uma ferramenta auxiliar às análises descritivas para comparar taxas municipais de infraestruturas escolares da região Sudeste. Para isso, propõe-se a utilização da elipse de confiança. Este recurso
provou ser uma alternativa viável para a análise de indicadores, oferecendo uma ferramenta gráfica de fácil compreensão e superando as limitações das análises descritivas.

Palavras-chave: Estatística Descritiva. Elipse de Confiança. Taxa de Infraestrutura Escolar.

Abstract

Analysis of infrastructure rates of public schools in the southeast region using confidence ellipse

The infrastructure of public schools has become a significant area of study in recent years, primarily because it can contribute to better student learning. This proposal aims to contribute to this area by providing an auxiliary tool for descriptive analysis to compare municipal rates of school infrastructures in the Southeast region. For this purpose, the use of confidence ellipses is proposed. This resource has proven to be a viable alternative for indicator analysis, providing a graphically accessible tool, while also overcoming the limitations of descriptive analyses.

Keywords: Scholl Infrastructure. Confidence Ellipse. Indicators of Infrastructure.

https://doi.org/10.29069/forscience.2025v13n2.e1341
PDF

Referências

BATES, D.; MAECHLER, M.; JAGAN, M. Matrix: Sparse and dense matrix classes and methods. [s.n.], 2024. R package version 1.7-0. Acesso em: 31 jul. 2025. Disponível em: <https://CRAN.R-project.org/package=Matrix>.

BRASIL. Pl no 5.288, de 2019. 2019. Acesso em: 31 jul. 2025. Disponível em: <https://www.congressonacional.leg.br/materias/materias-bicamerais/-/ver/pl-5288-2019>. DELGADO, J.; FRENSEL, K.; CRISSAFF, L. Geometria Analítica. Rio de Janeiro: SBM,

DUARTE, M. R. T.; BRAGA, D. S. Desigualdades educacionais como obstáculo à justiça social: análise da infraestrutura de escolas de Minas Gerais. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 3, p. 795–814, 2019.

ERICKSON, C. Testthatmulti: Testing for r packages with multiple attempts for noisy tests. [S.l.], 2024. R package version 0.1.0. Acesso em: 31 jul. 2025. Disponível em: <https://CRAN.R-project.org/package=testthatmulti>.

GOUEGUEL, C. L. Confidence Ellipse: Computation of 2d and 3d elliptical joint confidence regions. [S.l.], 2024. R package version 1.0.0. Acesso em: 31 jul. 2025. Disponível em: <https://CRAN.R-project.org/package=ConfidenceEllipse>.

HUSSON, F.; LÊ, S.; PAGÈS, J. Confidence ellipse for the sensory profiles obtained by principal component analysis. Food Quality and Preference, Elsevier, v. 16, n. 3, p. 245–250, 2005.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar, 2023. Acesso em: 31 jul. 2025. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/ acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados>.

MENDES, R. R. A. et al. Aplicação da Elipse de Confiança como Apoio à Análise de Precisão na Medição de Concentração de Emulsões de água em óleo (w/o). 2023. Acesso em: 31 jul. 2025. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/375052613>.

MORETTIN, P.; BUSSAB, W. Estatística básica. São paulo: Saraiva. 2017.

MURDOCH, D.; CHOW, E. D. Ellipse: Functions for drawing ellipses and ellipse-like confidence regions. [S.l.], 2023. R package version 0.5.0. Acesso em: 31 jul. 2025. Disponível em: <https://CRAN.R-project.org/package=ellipse>.

NETO, J. J. S. et al. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Estudos em Avaliação. Educcacional, v. 24, n. 54, p. 78–99, 2013. Acesso em: 31 jul. 2025. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?lng=pt>.

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. Vienna, Austria, 2024. Acesso em: 31 jul. 2025. Disponível em: <https://www.R-project.org/>.

SANTOS, R. J. Um curso de geometria analítica e álgebra linear: Belo horizonte: Imprensa universitária da ufmg. [s.n.], 2006. Acesso em: 31 jul. 2025. Disponível em: <http://www.mat.ufmg.br/~regi>.

SÁTYRO, N.; SOARES, S. S. D. A infra-estrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS APLICADA - Ipea, [S.I.], 2007.

VASCONCELOS, J. C. et al. Infraestrutura escolar e investimentos públicos em educação no Brasil: a importância para o desempenho educacional. Ensaio, Fundação Cesgranrio, v. 29, n. 113, p. 874–898, 2021. Avaliação e Políticas Públicas em Educação.

WICKHAM, H. ggplot2: Elegant graphics for data analysis. New York: Springer, 2016. Acesso em: 31 jul. 2025. Disponível em: <https://ggplot2.tidyverse.org>.

Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Array