Aula interdisciplinar de campo para a turma de 1º período do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, com ênfase na disciplina de língua portuguesa
PDF

Palavras-chave

Avaliação da Qualidade de Imagem (AQI)
Método objetivo
Método sem referência
Algoritmo evolutivo
Algoritmo neural
Borramento e ruído

Como Citar

Alves, F. da S., & Araújo, M. M. (2016). Aula interdisciplinar de campo para a turma de 1º período do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, com ênfase na disciplina de língua portuguesa. ForScience, 4(2). https://doi.org/10.29069/forscience.2016v4n2.e168

Resumo

Este trabalho relata uma aula interdisciplinar de campo avaliativa em uma obra de construção residencial com características sustentáveis, em fase inicial de execução, ministrada por professores de língua portuguesa e engenharia civil do IFMG – Campus Avançado Piumhi. A atividade, que contou com a participação de 50% do total de alunos matriculados no curso, teve como objetivo principal desenvolver a escrita, a leitura e a aplicabilidade da disciplina de língua portuguesa no contexto da engenharia civil. Trabalhou-se com os estudantes o tipo textual descritivo, as etapas do gênero textual e noções de como elaborar um laudo de vistoria das condições de vizinhança e descrever as etapas da obra. Após a atividade, os estudantes demonstraram maior interesse pela disciplina de língua portuguesa e compreenderam a sua aplicabilidade no contexto da engenharia civil.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Língua Portuguesa. Engenharia Civil.

Abstract

Interdisciplinary field class for freshmen of the Bachelor of Civil Engineering course, with emphasis on discipline of portuguese language

This paper presents an evaluative interdisciplinary field class in a residential building work with sustainable features, in the initial phase of execution, taught by teachers of portuguese language and civil engineering of the IFMG  ̶  Campus Avançado Piumhi. The activity, that was attended by of 50% of the students enrolled in the course, aimed to develop the writing, the reading and the applicability of portuguese language discipline in the context of civil engineering. It was worked with the students the descriptive text type, the stages of the genre and notions of how to elaborate a report of neighborhood conditions and how to describe the stages of the work. After the activity, the students showed more interest in the portuguese language discipline and understood its applicability in the context of civil engineering.

Keywords: Interdisciplinarity. Portuguese Language. Civil Engineering.

 

https://doi.org/10.29069/forscience.2016v4n2.e168
PDF

Referências

ALONSO, U. R. Exercícios de fundações. São Paulo: Edgard Blücher, 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6122: projeto e execução de fundações. Rio de Janeiro, 2010.

AZAREDO, H. A. O edifício até sua cobertura. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1997.

CHAVES, R. Manual do construtor. 19. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

COSCARELLI, C. V. Leitura de elementos coesivos nominais na 1ª série. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 1993.

CULLIGAN, P. J.; PENA-MORA, F. Engineering. In: FRODEMAN, R.; KLEIN, J. T.; MITCHAM, C. (Ed.). The oxford handbook of interdisciplinarity. Oxford: Oxford University Press, 2010. p. 147-160.

DANZIGER, F. A. B. Notas de aula de Fundações: 2º período. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

DEMO, P. Desafios da educação moderna. Petrópolis: Vozes, 1997.

FIORI, Juliano José. Uma visão interdisciplinar nos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química. Revista de Ensino de Engenharia, São Paulo, v. 33, n. 1, p. 49-56, 1. sem. 2014.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 22. ed. São Paulo: Cortez, 1988.

KLEIN, N. S. Locação de obra: apostila didática. Paraná: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Construção Civil, 2013.

MARQUES, A. E. B. et al. A prática interdisciplinar em cursos de engenharia: resultados reais do processo de avaliação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 41., 2013, Gramado. Anais... Gramado: Universidade São Judas Tadeu, 2013. Disponível em: <http://www.fadep.br/engenharia-eletrica/congresso/pdf/117262_1.

pdf>. Acesso em: 18 maio 2016.

MILITO, J. A. Técnicas de construção civil: apostila didática. Campinas: PUC/Campinas, 2009.

NÓVOA, A. Profissão professor. Porto: Ed. Porto, 1991.

RIBEIRO, A. E.; GUIMARÃES, I. F.; DA SILVA, S. E. C. Aulas de português na formação de engenheiros: expectativas e concepções de alunos e professores de instituição pública em

Minas Gerais. Scripta, Belo Horizonte, v. 16, n. 30, p. 117-136, 1. sem. 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VELLOSO, D. A.; LOPES, F. R. Fundações: critérios de projeto, investigação do subsolo, fundações superficiais. São Paulo: Oficina de Textos, 2004. v. 1.

VELLOSO, D. A.; LOPES, F. R. Fundações: critérios de projeto, investigação do subsolo, fundações superficiais, fundações profundas. São Paulo: Oficina de Textos, 2010.

YAZIGI, W. A técnica de edificar. 13. ed. São Paulo: Pini, 2013.