Particularidades na escrita matemática de profissionais da construção civil
PDF

Como Citar

Paim, M. A. S., & Prud’Homme, M. da S. (2016). Particularidades na escrita matemática de profissionais da construção civil. ForScience, 4(2). https://doi.org/10.29069/forscience.2016v4n2.e192

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar os registros de escrita matemática de três profissionais da construção civil.  Investiga quais são os conhecimentos matemáticos que os mesmos utilizam ao resolver uma atividade que simula o assentamento de cerâmicas numa área retangular. Ao observar os registros de escrita dos trabalhadores percebeu-se os diferentes caminhos tomados para se resolver a mesma atividade. O contato com os profissionais envolvidos mostrou que as histórias de vida de cada um foram influenciadas por problemas sociais. Por meio de uma pesquisa participante foi possível compreender melhor a maneira como cada profissional resolveu o problema proposto. Constatou-se também que o tempo escolar de cada um influenciou na execução da atividade.

Palavras–chave: Registros de escrita matemática. Profissionais da construção civil. Pesquisa participante.

Specific written in professional mathematics construction

Abstract

This work aims to analyze the mathematical writing records of three construction professionals. It investigates the mathematical knowledgement they employed to solve an activity that simulates the laying of ceramic in a rectangular area. By observing the workers' written records it was realized the different paths taken to solve the same activity. The contact with the professionals involved showed that the life stories of each one were influenced by social problems. Through a participatory research it was possible to better understanding how each professional solved the problem proposed. It was also found that the school time of each one influenced the execution of the activity.

Keywords: Mathematical writing records. Professional construction. Participatory research.

https://doi.org/10.29069/forscience.2016v4n2.e192
PDF

Referências

BRANDÃO, C. R.; BORGES, M. C. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 6, p. 51-62. jan./dez. 2007. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/19988/10662>. Acesso em: 3 abr. 2016.

CUNHA, A. S.; LATINI, R. M. Pesquisa participante como abordagem metodológica no ensino aprendizado de matemática e educação ambiental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 19, n. 2, p. 323-341, 2014. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/

artigos/Artigo_ID371/v19_n2_a2014.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2016.

DEMO, P. Elementos metodológicos da pesquisa participante. In: BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.

GROSSI, I. S. Mina de Morro Velho: a extração do homem: uma história, uma experiência operária. São Paulo: Paz e Terra, 1981 apud DEMO, P. Elementos metodológicos da pesquisa participante. In: BRANDÃO, C. R. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.

MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. Ijuí: Unijuí, 2001.

SALGADO, M. U. C.; AMARAL, A. L. (Org.). Manual do educador: unidade formativa III. Brasília: Programa Nacional de Inclusão de Jovens e Adultos – Pró Jovem Urbano, 2012. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/

manual_educador3.pdf>. Acesso em: 3 abr. 2016.