A rede social como espaço para a discussão e aprendizagem de conceitos básicos da matemática
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Palavras-chave

Cogeração
Ciclo Rankine Orgânico
Fluidos de Trabalho

Como Citar

Paim, M. A. S., Gomes, M. D., & Magalhães, A. R. (2018). A rede social como espaço para a discussão e aprendizagem de conceitos básicos da matemática. ForScience, 6(1). https://doi.org/10.29069/forscience.2018v6n1.e339

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem de um grupo de alunos da Educação de Jovens e Adultos do curso técnico em Segurança do Trabalho do Instituto Federal da Bahia, campus Santo Amaro, quando discutem conceitos básicos de matemática numa mídia social representada pelo aplicativo WhatsApp. Buscando identificar os tipos de dúvidas geradas pelos alunos no estudo da matemática básica, foram listados os registros dos estudantes que mais contribuíram com as discussões no grupo. Se apropriando dos conceitos teóricos da Cibercultura, Ideografia Dinâmica, Linked e da Análise de rede para mídia social, foi construída uma rede apresentando seus nós e a relação quantitativa entre os mesmos. A pesquisa tem caráter quali-quantitativo quando discute a participação individual de cada aluno no ambiente tecnológico e o seu questionamento em relação aos conceitos matemáticos propostos pelo professor. Os resultados desse trabalho indicam que a mídia social pode funcionar como um importante ambiente de discussão e aprendizagem da matemática.

Palavras-chave: Matemática básica. Mídia social. Análise de rede.

The social network as a space fordiscussion and learning of basic mathematical concepts

Abstract

This work aims to analyze the learning process of a group of students of Youth and Adult Education of the technical course in Occupational Safety of the Federal Institute of Bahia, Santo Amaro campus, when discussing basic concepts of mathematics in a social media represented by WhatsApp application. In order to identify the types of doubts generated by students in the study of basic mathematics, the records of the students who contributed the most to the group discussions were listed. Appropriating the theoretical concepts of Cyberculture, Dynamic Ideography, Linked and Network Analysis for social media, a network was built presenting its nodes and the quantitative relation between them. The research has a qualitative-quantitative character when it discusses the individual participation of each student in the technological environment and their questioning in relation to the mathematical concepts proposed by the teacher. The results of this work indicate that social media can function as an important environment for discussion and learning of mathematics.

Keywords: Basic Mathematics. Social media. Network analysis.


https://doi.org/10.29069/forscience.2018v6n1.e339
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