Transmissão de mensagens e gerenciamento de erros em uma rede CAN automotiva
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Palavras-chave

Desenvolvimento Distribuído de Software. Estudo Empírico. Gestão de Equipes

Como Citar

Carvalho, S. M. T. de, & Campos, G. L. (2018). Transmissão de mensagens e gerenciamento de erros em uma rede CAN automotiva. ForScience, 6(1). https://doi.org/10.29069/forscience.2018v6n1.e341

Resumo

O objetivo deste artigo é ilustrar como é feito o processo de transmissão de mensagens em uma rede CAN. Além de caracterizar o sistema de gerenciamento de erros no CAN, apresentando os tipos de erros existentes e os mecanismos para a detecção de erros na rede juntamente com um mecanismo para o confinamento de falhas. Além disso, este documento propicia um entendimento a respeito da carga do barramento em uma rede CAN, e como esta é influenciada pela quantidade de mensagens, centrais eletrônicas e erros presente na rede. Este artigo também conta com uma sucinta apresentação do barramento CAN e o formato das mensagens para melhor entendimento do mesmo.

Palavras-chave: Barramento CAN. Controller Area Network (CAN). Carga do barramento. Identificador (ID). Processo de arbitração. Rede CAN.

Messages transmission and error management in an automotive can network

Abstract

The aim of this paper is to illustrate how the message transmission process in a CAN network is done. Besides characterizing the CAN Error Handling System, it will be presented the types of errors and the error detection mechanisms as well as the error confinement mechanism. Additionally, this document provides an understanding of the busload on a CAN network, and how this is influenced by the number of messages, by the number of electronic units, and by the existing errors on the present network. This article also includes a brief description of the CAN bus and the message format in a CAN network for a better understanding of it.

Keywords: CAN bus. Controller Area Network (CAN). Bus load. Identifier (ID). Arbitration logic. CAN network.


 


https://doi.org/10.29069/forscience.2018v6n1.e341
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