Resumo
Nova Serrana é considerada uma cidade polo calçadista, concentrando indústrias produtoras quanto fornecedoras destes sistemas produtivos, sendo comum, a contratação de fornecedores, denominados “bancas”, para realizarem as atividades de corte e costura do calçado. Entretanto, observa-se que as mesmas não se preocupam em promover uma política de qualidade total, o que acarreta a entrega de produtos não conformes. Em vista disso, o trabalho ocorreu em uma empresa de Nova Serrana (MG) e procurou compreender como se realizava a promoção de práticas de qualidade na empresa A e nas bancas bem como verificar o processo de seleção, avaliação e desenvolvimento de fornecedores da empresa A. Foram aplicados questionários, entrevistas semi-estruturadas e realizadas visitas à empresa A e bancas a fim de levantar de dados. Dessa forma, foi possível observar que dentre as principais práticas da qualidade executadas na empresa A destacam-se o apoio dos diretores para implantação de programas, treinamento constante e proximidade cliente fornecedor. Como pontos a melhorar destacam a falta de padronização de atividades, inúmeras etapas de inspeção durante a fabricação do calçado e resistência à mudança. Já nas bancas, destacou-se a alta flexibilidade para a prestação de serviço, porém dificuldade de administração da produção. Por fim, verificou-se que a empresa A não utiliza de critérios padronizados e estruturados para a seleção de seus fornecedores, o que justificou as sugestões de melhorias baseando-se em modelos que auxiliam a seleção e monitoramento destes, bem como a implantação de práticas de qualidade na empresa A quanto nas bancas.
Palavras-chave: Indústria calçadista. Práticas da Qualidade. Desenvolvimento de fornecedores. Monitoramento de fornecedores.
Supplier development study and analysis of total quality practices in a footwear industry
Abstract
Nova Serrana is considered a shoe polo city, concentrating production industries as suppliers of production systems. It is common in the same, hiring suppliers, called "benches", to carry out the cutting and sewing activities of footwear. However, they are not concerned with promoting a total quality policy, which entails the delivery of non-compliant products. In this sense, the work took place in a company in Nova Serrana / MG and sought to understand how the promotion of quality practices in company A and in the banks was carried out as well as verify the process of selection, evaluation and development of suppliers of company A. Questionnaires, semi-structured interviews and visits to company A and newsstands were applied in order to collect data. In this way, it was possible to observe that among the main quality practices performed in company A, the support of the directors for program implementation, constant training and supplier client proximity are highlighted. As points to improve highlight the lack of standardization of activities, numerous inspection steps during the manufacture of footwear and resistance to change. In the stands, the high flexibility for the provision of service was highlighted, however difficulty in managing the production. Finally, it was verified that company A does not use standardized and structured criteria for the selection of its suppliers, which justified the suggestions of improvements based on models that help the selection and monitoring of these as well as the implantation of practices of quality in the company.
Keywords: Footwear industry. Quality practices. Development of suppliers.Monitoring of suppliers.
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