Resumo
O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a utilização de dobraduras como recurso didático para o ensino de geometria na Educação Básica, vivenciada em um minicurso. A atividade teve como objetivo principal construir os Sólidos de Platão por meio de dobraduras, buscando, ao longo das construções, relembrar conceitos vistos em geometria plana e que são importantes no estudo da geometria espacial, além de estudar elementos básicos dos Sólidos, como número e tipo de faces, número de arestas e vértices e a Relação de Euler. A atividade foi desenvolvida com alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio de uma escola pública da rede federal da cidade de Formiga (MG). Os resultados mostraram que o uso de dobraduras em sala de aula com uma abordagem investigativa possibilitou um trabalho lúdico da geometria, a motivação dos alunos para a aprendizagem, a participação ativa durante o desenvolvimento da atividade, a socialização entre os colegas e a mudança na postura do docente que, de detentor do conhecimento passou a mediador da aprendizagem dos alunos (experiência vivenciada pelas pesquisadoras envolvidas na atividade).
Palavras-chave: Geometria. Sólidos de Platão. Origami. Investigação matemática.
Abstract
The use of folding in geometry education: an experience in the study of plato solids
The current work presents the report of an experiment on the use of folds as didactic resource for the teaching of geometry in Basic Education lived in a mini course. The main objective of the proposal was to construct Plato's Solids by means of folds, looking for, throughout the constructions, to remember concepts seen in flat geometry and that are important in the study of the spatial geometry, besides studying basic elements of the Solids, such as number and type of faces, number of edges and vertices, and Euler's Relation. The activity was developed with students of the 3rd year of High School in a public school of the federal network of the city of Formiga (MG). The results showed that the use of folding in the classroom with an in investigative approach enabled a playful work of geometry, students' motivation for learning, active participation during the development of the activity, socialization among colleagues and change in posture of the teacher who, from knowledge holder became the mediator of student learning (experience experienced by the researchers involved in the activity).
Keywords: Geometry. Plato's solids. Origami. Mathematical research.
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