Resumo
Este ensaio teórico se propõe a fazer uma reflexão sobre a utilização estratégia da identidade, imagem e reputação organizacional na gestão das empresas. Para tanto, serão resgatados autores com perspectivas diversas sobre a temática, às vezes dialogando com os estudos funcionalistas e outras vezes com uma abordagem mais complexa e relacional. O estudo leva a inferir sobre a relevância de se descolocar de um olhar prescritivo da comunicação para uma visada mais dinâmica que reconheça o constante processo de (re)construção das organizações a partir das interações que estabelecem com os outros atores sociais.
Palavras-chave: Identidade. Imagem. Reputação. Comunicação no Contexto das Organizações.
Abstract
The strategic use of organizational identity, image and reputation: contribution of the communication on the possibilities and challenges of this practice
This theoretical essay proposes to make a reflection about the strategic use of identity, image and organizational reputation in the management of companies. To do so, authors with different perspectives on the subject will be rescued, sometimes dialoguing with functionalist studies and sometimes with a more complex and relational approach. The study leads to inferring the relevance of moving from a prescriptive view of communication to a more dynamic view that recognizes the constant process of (re) construction of organizations from the interactions they establish with other social actors.
Keywords: Identity. Image. Reputation. Communication in the Context of Organizations.
Referências
ALMEIDA, Ana Luísa de Castro; NUNES, Dário Arantes. Mensagens corporativas e a construção de sentido sobre as organizações. Revista Organicom. n. 7, 2007.
ALVESSON, M. Organization: From Substance to image? Organization Studies, v. 11, n. 3, 1990. p. 373-94.
ÂNGELO, Claudio Felisioni; VANCE, Patrícia de Salles. Reputação corporativa: uma revisão teórica. Revista de gestão USP, São Paulo, v. 14, n. 4, p. 93-108, out/dez, 2007.
BALDISSERA, Rudimar. Tensões dialógico-recursivas entre a comunicação e a identidade organizacional. Organicom (USP), v. 7, p. 228-243, 2007.
BALDISSERA, Rudimar. Comunicação Organizacional: uma reflexão possível a partir do Paradigma da Complexidade. In: OLVEIRA, Ivone de Lourdes; SOARES, Ana Thereza Nogueira (Org.). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. São Caetano do Sul - SP: Difusão, 2008, p. 149-177.
BALDISSERA, Rudimar; BATISTA, Daniela Conegatti. Entre a organização comunicada e a “falada”: a comunicação organizacional da empresa Tramontina C.B. S/A. Revista Iniciacom. v. 2, n. 2, 2010.
BALDISSERA, Rudimar; KAUFMANN, C. Comunicação organizacional e sustentabilidade: sobre o modelo instituído no âmbito da organização comunicada. Organicom (USP), v. 10, p. 59-70, 2013.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: 2008. 3. ed. 579 p.
LIMA, Fábia P. Possíveis contribuições do paradigma relacional para o estudo da comunicação no contexto organizacional. In: OLIVEIRA, Ivone de L.; SOARES, Ana Thereza N. (Org.). Interfaces e Tendências da Comunicação no Contexto das Organizações. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2008, v. 1.
FRANCA, V. R. V.; MAIA, Rousiley . A comunidade e a conformação de uma abordagem comunicacional dos fenômenos. In: LOPES, Maria Immacolata Vassalo de (Org.). Epistemologia da comunicação. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2003, v. 1, p. 187-203.
FASCIONI, Lígia. DNA empresarial: identidade corporativa como referência estratégica. São Paulo: 2010. 168 p.
FERIN, Isabel. Comunicação e culturas do quotidiano. Lisboa: Quimera, 2002, 167 p.
FOMBRUN, C. J; RIEL, C. B. M. van. Why Reputation Matter (traduzido) In: ______;______. Fame and Fortune: how successuful companies build winning reputations. Nova Iorque: 2004.
GIOIA, Dennis A. Do Indivíduo à Identidade Organizacional (traduzido). In: WHETTEN, David A.; GODFREY, Paul C. Identity in organizations: building theory through conversations. Califórnia: Sage Publications, 1998.
HATCH, Jo Mary; SCHULTZ, Majken. Scaling the Tower of Babel: relational differences between Identity, Image and Culture in Organizations. Tradução Ana Luisa de Castro Almeida e Stela Arnold. In: SCHULTZ, M; Hatch, J. M.; LARSEN, M. H. The Expressive Organization: linking identity, reputation and the corporate brand. New York: Oxford University Press, 2000.
NUNES, D. A. O papel estratégico da comunicação na construção e sustentação da reputação corporativa: um estudo de caso numa empresa do setor elétrico. Dissertação de Mestrado, Belo Horizonte, Programa de Pós-Graduação em Administração, PUC-MG: 2007.
OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; DE PAULA, Carine F. Caetano. Comunicação no contexto das organizações: produtora ou ordenadora de sentidos? In: OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; SOARES, Ana Thereza Nogueira. (Org.). Interface e tendências da Comunicação no contexto das organizações. São Caetano de Sul, SP: Difusão Editora, 2008, p. 91-108.
PAULA, M. A.; OLIVEIRA, Ivone de Lourdes . Processo e estratégia de comunicação no contexto das organizações. In: OLIVEIRA, Ivone L, LIMA, Fábia Pereira. (Orgs.). Propostas conceituais para comunicação no contexto organizacional. 1. ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2012, v. 1, p. 67-78.
PINTO, Julio. Comunicação organizacional ou comunicação no contexto das organizações? In: OLIVEIRA, Ivone L.; SOARES, Ana Thereza N. (Org.). Interfaces e tendências da Comunicação no contexto das organizações. 1. ed. São Caetano do Sul - SP: Difusão, 2008, v. 1, p. 71-80.
PRUZAN, Peter. Reputação empresarial: imagem e identidade. Corporate Reputation Review, v. 4, n. 1, [S.I]: 2001, p. 50-64.
REIS, Valéria dos. A entrevista de seleção com foco em competências comportamentais. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003, 68 p.
RIEL, van Cees B. M.; BALMER, John M. T. Corporate identity: the concept, its measurement and management. European Journal of Marketing. [S.I]: v. 31, n. 5/6, p. 340-355.
SCHULTZ, M. A Cross-disciplinary perspective on corporate branding. In: SCHULTZ, M. CSABA, F. ANTORINI, Y. M. (Eds.). Corporate branding. Denmark: CBS Press, 2005.
RABAGLIO, Maria Odete. Seleção por competência. 4. ed. São Paulo: Educator, 2001. p. 125.
SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica: elaboração de trabalhos científicos. 10. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Sulina, 1982. 239 p.
WHEELER, Alina. Design de Identidade da marga: guia essencial para toda a equipe de gestão de marca; tradução: Francisco Araújo da Costa. 3. ed. Porto Alegre: 2012, 320 p.