Sistemas de educação corporativa do SEBRAE
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Palavras-chave

Universidade corporativa
Sistema de educação corporativa
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Autoavaliação institucional

Como Citar

El-Aouar, W. A., Pereira, M. L. L., Silva, A. W. P. da, Brito, L. M. P., & Castro, A. B. C. de. (2020). Sistemas de educação corporativa do SEBRAE: uma autoavaliação institucional. ForScience, 8(1), e00509. https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n1.e509

Resumo

Esta pesquisa avalia o Sistema de Educação Corporativa (SEC) do SEBRAE a partir da percepção de seus gestores. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, utilizando a estratégia de estudo de caso. Em relação aos resultados, destaca-se a dimensão de informação e conhecimento, processos de trabalho, currículo e soluções de aprendizagens, apontando que as estratégias apontadas pela UC nacional estão adequadas. Todavia, os gestores apontaram dificuldades para atender à demanda da diversidade local. Pressupõe-se que a autoavaliação institucional, enquanto instrumento sistemático de coleta de informações relevantes é uma ferramenta que auxilia na melhoria das ações da universidade corporativa da instituição, ajuda no discernimento do valor ou mérito da gestão do Sistema de Educação Corporativa.

Palavras-chaves: Universidade corporativa. Sistema de educação corporativa. Gestão do conhecimento. Aprendizagem organizacional. Autoavaliação institucional.

 

SEBRAE Corporate Education Systems: An Institutional Self-assessment

Abstract

This research evaluates the SEBRAE Corporate Education System (SEC) based on the perception of its managers. This is a qualitative and descriptive research using the case study strategy. Regarding the results, the information and knowledge dimension, work processes, curriculum and learning solutions stand out, pointing out that the strategies pointed out by the national UC are suitable. However, managers highlighted difficulties in meeting the demand of local diversity. It is assumed that institutional self-assessment, as a systematic tool for collecting relevant information, is a tool that helps to improve the actions of the institution's corporate university, helps in discerning the value or the management’s merit of the Corporate Education System.

Keywords: Corporate university. Corporate education system. Knowledge management. Organizational learning. Institutional self-evaluation.

https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n1.e509
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