Estudo de clima organizacional em uma instituição pública de ensino da região do Alto Paranaíba/MG
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Como Citar

Boaventura, V. R., Santos, P. J. dos, Arantes, R. de C., & Ferreira, A. C. (2019). Estudo de clima organizacional em uma instituição pública de ensino da região do Alto Paranaíba/MG. ForScience, 7(2). https://doi.org/10.29069/forscience.2019v7n2.e545

Resumo

No âmbito escolar, o clima organizacional pode ser considerado decisivo para o desempenho de toda comunidade acadêmica, além disso, possui influência sobre a qualidade do ensino. Nesse cenário, o objetivo geral deste artigo é analisar o clima organizacional de uma instituição pública estadual, por meio da percepção dos professores em relação às dimensões do clima organizacional, propostas por Martins (2008). A pesquisa realizada foi descritiva de natureza quantitativa, com dados obtidos por meio da aplicação da escala ECO com os professores da escola em questão. Os resultados da pesquisa revelaram que a escola possui, de modo geral, um bom clima organizacional. O estudo permitiu concluir que são as relações de trabalho que formam o clima no ambiente escolar e que é papel dos gestores assegurar um bom clima organizacional para obter resultados positivos quanto aos propósitos a serem conquistados. Ainda, os resultados apontam os aspectos que podem ser tratados pela instituição escolar como forma de proporcionar melhor ambiente de trabalho e bem-estar aos seus colaboradores.

Palavras-Chave: Clima organizacional. Ambiente escolar. Instituições públicas.

Study of organizational climate in a public teaching Institution in the Alto Paranaíba Region-MG

Abstract

In the school context, the organizational climate can be considered decisive for the performance of the entire academic community, besides, it has influence on the quality of teaching.From this scenario, the goal of this article is to analyze the organizational climate of a state public institution, through the teachers' perception regarding the dimensions of the organizational climate, proposed by Martins (2008). It is a descriptive quantitative research, whose data were collected through the application of the ECO scale to the teachersof that school. The results  revealed that the school has, overall, a good organizational climate.The study still allowed us to conclude that the labor relations are responsible for the climate in the school environment and that the managers have the role of ensuring a good organizational climate to achieve positive results regarding to he established aims. To conclude, the results indicate the aspects that can ne dealt with by the school institution as way of providing better working environment and well-being of its employess.

Keywords: Organizational Climate. School environment. Public Institutions.


https://doi.org/10.29069/forscience.2019v7n2.e545
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