Repercussões do movimento CTS nos trabalhos dos encontros nacionais de ensino de química (2008-2016): contribuições para a educação em ciências/química
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Palavras-chave

Medição de energia elétrica
Distorções Harmônicas
Redes Neurais Artificiais
Redes Neuro-Fuzzy

Como Citar

dos Santos, M. J., & Souza, V. C. de A. (2019). Repercussões do movimento CTS nos trabalhos dos encontros nacionais de ensino de química (2008-2016): contribuições para a educação em ciências/química. ForScience, 7(1). https://doi.org/10.29069/forscience.2019v7n1.e598

Resumo

O presente trabalho analisou a repercussão do movimento de contextualização Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) nos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Química (ENEQs) entre 2008 e 2016. A escolha desse evento se fundamenta na importância que ele tem para a educação científica no Brasil, sobretudo por congregar estudantes e professores de Química que buscam debater os atuais desafios formativos. Em termos metodológicos, fez-se uma análise qualitativa exploratória dos trabalhos relacionados à abordagem CTS presentes nos anais dos ENEQs, para que em seguida estes pudessem ser analisados e interpretados à luz das teorias que contemplam as propostas de ensino pautadas nesta abordagem de ensino. Na sequência, foram apresentados os níveis de formação relacionados aos trabalhos selecionados, verificando assim a repercussão e abrangência da contextualização CTS desde os anos iniciais até o Ensino Superior. Concluiu-se que, apesar da notória escassez de trabalhos nos anos iniciais, o movimento CTS ganhou expressivo destaque nas últimas edições dos ENEQs, demonstrando contribuir para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, com potencial para desenvolverem uma leitura mais apurada do mundo a sua volta.

Palavras-chave: Contextualização CTS. ENEQ. Ensino de Ciências/Química.

Abstract

Repercussions of the science-technology-society approach in annals of the brazilian conference on chemistry education (2008-2016): contributions to science and chemistry education

This paper analyzed the repercussion of the Science-Technology-Society (STS) approach in the annals of Brazilian Conference on Chemistry Education (BCCE) between the years 2008 and 2016. This conference was selected considering its importance for scientific education. Besides, it gathers students and chemistry teachers that seek to discuss the current training challenges in Science Education. In methodological terms, it was done a qualitative exploratory analysis of the papers related to the STS approach of the ENEQs annals. These papers were analyzed and interpreted in the light of the theories of teaching proposals. Then, it was presented the education levels related to the selected papers, aiming to verify the repercussion and scope of the STS approach from early years of education until its higher levels. The conclusion is that, despite the shortage of papers in the early years, the STS approach grown up in recent editions of the BCCE. This grown contributes to the development of critical and reflexive citizens, with potential to improve a more accurate and deeper reading of the social environment and scientific knowledge.

Keywords: Science-Technology-Society approach. BCCE. Science/Chemistry Education.

 
https://doi.org/10.29069/forscience.2019v7n1.e598
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