Satisfação dos estudantes de cursos de gestão de uma instituição superior pública
PDF

Palavras-chave

Satisfação dos estudantes
Ensino de gestão
Instituição de Ensino Superior Pública
Análise multivariada

Como Citar

Assis, R. C. C., Moura, G. L., & Alves, M. A. (2020). Satisfação dos estudantes de cursos de gestão de uma instituição superior pública. ForScience, 8(1), e00656. https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n1.e656

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a satisfação dos alunos de cursos de Gestão de uma Instituição de Ensino Superior pública. Discentes dos cursos de Administração e Gestão Financeira responderam um questionário com respostas em escala Likert de 1 a 5 pontos. O questionário aplicado foi modificado da Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica. Estatística descritiva e análise multivariada foram utilizadas para análise dos dados. Os resultados revelaram elevadas expectativas em relação a questões como: compromisso da Instituição com a qualidade do ensino, conhecimento dos professores sobre o conteúdo das disciplinas que ministram, relacionamento com os professores, colegas de classe, compromisso da instituição com a qualidade do ensino e da pesquisa. Por outro lado, foi identificada baixa expectativa no que diz respeito as oportunidades de estágio para os estudantes, visto a baixa parceria da instituição com empresas da região. Por meio de uma análise multivariada, empregou-se análise fatorial que apontou quatro fatores que explicam 68,3% da variância das 27 perguntas realizadas. Os dados analisados permitem entender a relação dos alunos com os cursos e a instituição e abre possibilidade de discutir melhorias para os cursos.

Palavras-Chave: Satisfação dos estudantes. Ensino de gestão. Instituição de Ensino Superior Pública. Analise multivariada.

 

Student satisfaction of management courses in a public higher education school

Abstract

The aim of this paper was to analyze the student satisfaction of higher education courses in the Management area of a Public Higher Education School (IES). Students of the Management Sciences and Financial Management courses answered a questionnaire with answers on Likert scale of 1 to 5 points. The questionnaire was modified from the Academic Experience Satisfaction Scale. Descriptive statistics and multivariate analysis were used for data analysis. The results showed high degree of expectations regarding issues such as: commitment of the institution to the quality of teaching, background of the teachers about the content of the disciplines they teach, relationship with teachers, classmates, commitment of the school to the quality of teaching and research. On the other hand, low degree of expectation was identified regarding the internship opportunities for students, due to the low partnership of the school with companies in the region. Through a factor analysis, the principal components analysis was used, which pointed out four factors that explain 68.3% of the variance from the 27 questions asked. The analyzed data allows to understand the relation of the students with the courses and the school and opens possibility to discuss improvements for the courses.

Keywords: Student satisfaction. Management teaching. Higher Education Institution. Factor analysis.

https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n1.e656
PDF

Referências

ALVES, M. A.; MARTINS, L. A. Análise estratégica sobre a satisfação dos estudantes de cursos de graduação na área da saúde em Belo Horizonte. In: I SIMPÓSIO MINEIRO DE GESTÃO, I., 2017, Belo Horizonte. Anais do I Simpósio Mineiro de Gestão (SIMGE), Belo Horizonte, 2017.

BARDAGI, M. P.; LASSANCE, M. C. P.; PARADISO, Â. C. Trajetória acadêmica e satisfação com a escolha profissional de universitários em meio de curso. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Porto Alegre, v. 4, n. 1-2, p. 153-166, 2003.

CAMARGOS, M. A. de; CAMARGOS, M. C. S.; MACHADO, C. J. Análise das preferências de ensino de alunos de um curso superior de administração de Minas Gerais. Revista de Gestão da USP, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 1-14, 2006.

CERVO, A. L. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CORRAR, L. J.; DIAS, J. M. F.; PAULO, E. Análise multivariada para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

DALMORO, M.; VIEIRA, K. M. Dilemas na construção de escalas Tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados?. Revista Gestão Organizacional, Chapecó, v. 6, n. 3, p. 161-174, 2014.

FARIA, A. C. et al. O grau de satisfação dos alunos do curso de ciências contábeis: busca e sustentação da vantagem competitiva de uma IES privada. Enfoque: Reflexão Contábil, Maringá, v. 25, n. 1, P. 25-30, 2006.

FIGUEIREDO FILHO, D. B.; SILVA JÚNIOR, J. A. da. Visão além do alcance: uma introdução à análise fatorial. Opinião Pública, Campinas, v. 16, n. 1, p. 160-185, 2010.

JAMES, G. et al. An introduction to statistical learning with applications in R. New York: Springer, 2013.

LAGIOIA, U. C. T. et al. Uma investigação sobre as expectativas dos estudantes e o seu grau de satisfação em relação ao curso de Ciências Contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 4, n. 8, p. 121-138, 2007.

LAZIBAT, T.; BAKOVIĆ, T.; DUŽEVIĆ, I. How perceived service quality influences students' satisfaction? Teachers' and students' perspectives. Total Quality Management & Business Excellence, London, v. 25, n. 7-8, p. 923-934, 2014.

LIZOTE, S. A. et al. Satisfação dos alunos com o curso de ciências contábeis: Uma análise em diferentes instituições de ensino superior. Revista Ambiente Contabil, Natal, v. 10, n. 1, p. 293, 2018.

MARTINS, F. A satisfação acadêmica: construção de uma escala. In: ANAIS DO 4º CONGRESSO GALAICO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA. 1998. Anais […]. Braga-Portugal: Universidade de Minho, 1998.

MEŠTROVIĆ, D. Service quality, students’ satisfaction and behavioural intentions in stem and ic higher education institutions. Interdisciplinary Description of Complex Systems: INDECS, Croatian, v. 15, n. 1, p. 66-77, 2017.

NETO, G. M. Avaliação instrumental de gestão universitária. Vila Velha: Hoper, 2007.

RAMOS, A. M. et al. Satisfação com a experiência acadêmica entre estudantes de graduação em enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 187-95, 2015.

SADEH, E.; GARKAZ, M. Explaining the mediating role of service quality between quality management enablers and students' satisfaction in higher education institutes: the perception of managers. Total Quality Management & Business Excellence, London, v. 26, n. 11-12, p. 1335-1356, 2015.

SCHLEICH, A. L. R.; POLYDORO, S. A. J.; SANTOS, A. A. A. Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior. Avaliação Psicológica, Campinas, v. 5, n. 1, p. 11-20, 2006.

SISTO, F. F. et al. Estudo para a construção de uma escala de satisfação acadêmica para universitários. Avaliação Psicológica, Campinas, v. 7, n. 1, p. 45-55, 2008.

SOARES, A. P.; VASCONCELOS, R.; ALMEIDA, L. S. Adaptação e satisfação na Universidade: apresentação e validação do Questionário de Satisfação Académica (QSA). Contextos e Dinâmicas da Vida Académica, Universidade do Minho, [s.v.], [s.n.], p. 153-165, 2002.

SOUZA, S. A. de; REINERT, J. N. Avaliação de um curso de ensino superior através da satisfação/insatisfação discente. Avaliação Campinas, Sorocaba, v. 15, n. 1, p. 159-176, 2010.

VENTURINI, J. et al. Satisfação dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UNIFRA: um estudo à luz das equações estruturais. In: CONGRESSO DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE DA USP, 8., 2008. São Paulo. Anais [...]. São Paulo: FEA/USP, 2008. 2008.

VIEIRA, V. A. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista FAE, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 61-70, 2002.

Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Array