O uso de jogos no estudo de produtos notáveis e fatoração:
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Palavras-chave

Produtos notáveis
Fatoração
Jogos
Notable products
Factorization
Games

Como Citar

Braz, L. H. C., Sá, D. L. de, Silva, D. da, & Pereira, H. F. (2020). O uso de jogos no estudo de produtos notáveis e fatoração: : uma experiência com alunos do 1º ano do ensino médio. ForScience, 8(1), e00689. https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n1.e689

Resumo

O presente trabalho apresenta o relato de uma experiência sobre a utilização de jogos como recurso didático para o estudo de produtos notáveis e fatoração vivenciada em um minicurso. A atividade teve como objetivo principal relembrar e fixar os conteúdos de produtos notáveis e fatoração, tendo em vista sua importância no Ensino Médio. A atividade foi desenvolvida com alunos dos 1º anos do Ensino Médio de uma escola pública da rede federal da cidade de Formiga (MG). O objetivo principal proposto com a aplicação do jogo não foi totalmente satisfeito. Foi possível perceber, em determinadas expressões, alto índice de erros, esses, muitas das vezes, decorrentes de alguma defasagem em conteúdos prévios necessários para a resolução dos produtos notáveis, outros decorrentes de falta de conhecimento dos próprios conteúdos que estavam sendo trabalhados no jogo. Apesar de entendermos que o principal objetivo proposto com o uso do jogo não tenha sido bem-sucedido, acreditamos que ele tenha exercido outro papel importante no processo de ensino, despertar o espírito de cooperação e a motivação dos alunos, fundamentais para a aprendizagem. Por fim, acreditamos que o uso de jogos pode ser um grande aliado nas aulas de matemática, mas o professor deve estar sempre atento a imprevistos e entender que o jogo é apenas uma ferramenta e que ela, sozinha, poderá não produzir efeito positivo, além de estar sempre disposto a corrigir possíveis falhas e fazer melhorias, ou seja, disposto a avaliar e repensar a própria prática.

Palavras-chave: Produtos notáveis. Fatoração. Jogos.

 

The use of games in the study of notable products and factoring: an experience with students of the 1st year of middle school

Abstract

The current work presents the report of an experiment on the use of games as didactic resource for the study of notable products and factorization experienced in a mini course. The main activity of the activity was to recall and fix the contents of notable products and factorization, considering their importance in high school. The activity was developed with students of the 1st year of high school in a public school of the federal network of the city of Formiga (MG). The main purpose proposed with the application of the game was not fully satisfied. It was possible to perceive, in certain expressions, a high index of errors, which are often due to some lack of previous contents required for the resolution of notable products, others due to lack of knowledge of the contents that were being worked on in the game. Although we understand that the main goal proposed with the use of the game has not been successful, we believe that it has played another important role in the teaching process, awakening the spirit of cooperation and the motivation of the students, fundamental for learning. Finally, we believe that the use of games can be a great ally in mathematics classes, but the teacher must always be aware of unforeseen circumstances and understand that the game is only a tool and that it alone may not have a positive effect, besides of being always willing to correct possible failures and make improvements, that is, willing to evaluate and rethink the practice itself.

Keywords: Notable products. Factorization. Games.

https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n1.e689
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