Escala de satisfação com a experiência acadêmica dos estudantes do IFMG – Campus Piumhi
PDF

Palavras-chave

Satisfação
Engenharia Civil
Estudantes
Satisfaction
Civil Engineering
Students

Como Citar

Costa, H. R. S., Costa, P. H. da, Chaves, T. J. C., & Soares, D. J. M. (2020). Escala de satisfação com a experiência acadêmica dos estudantes do IFMG – Campus Piumhi. ForScience, 8(2), e00734. https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e734

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o grau de satisfação dos estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Avançado Piumhi. O estudo, de caráter analítico-descritivo, foi desenvolvido a partir de dados qualitativos, levantados através de um questionário composto por 20 perguntas selecionadas da Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA), sendo 7 referentes ao Campus, 6 ao curso de Engenharia Civil e 7 às oportunidade de desenvolvimento ofertadas, todas em escala Likert de cinco pontos.  A amostra foi composta por 122 estudantes e as análises realizadas com o auxílio dos softwares Excel e R. Entre os resultados obtidos destacam-se o atendimento e clareza das informações oferecidas pelos funcionários da biblioteca (4,082), o compromisso da instituição com a qualidade de formação (4,041) e relacionamento com os professores (4,041) com maior grau de satisfação, em contra partida a satisfação com a velocidade da internet (2,164) e diversidade das atividades extracurriculares oferecidas pela instituição (3,000) tiveram baixos índices de satisfação. A confiabilidade do questionário foi verificada através do coeficiente Alpha de Cronbach. Espera-se que este trabalho sirva como um instrumento de difusão das opiniões dos discentes do Campus e auxilie na avaliação da eficácia institucional no âmbito educacional.

Palavras-Chave: Satisfação. Engenharia Civil. Estudantes.

Scale of satisfaction with academic experience of students of IFMG- Campus Piumhi

Abstract 

This paper aims to analyze the degree of satisfaction of the students of Bachelor of Civil Engineering course at Federal Institute of Minas Gerais (IFMG) - Piumhi Advanced Campus. This analytical-descriptive study was developed with qualitative data, raised through a questionnaire composed by 20 questions selected from the Academic Experience Satisfaction Scale (ESEA). These questions were about the campus (7 questions), the Civil Engineering course (6 questions), and the opportunities on development that are offered (7 questions), all in five-point Likert scale. The sample consisted of 122 students and the analyzes were performed with the software Excel. Among the results obtained are: attendance and clarity of information provided by library staff (4,082); the institution's commitment to the quality of the professional qualification (4,041), and the relationship with the teachers (4,041) with the highest degree of satisfaction. In contrast, the Internet speed (2,164) and the diversity of extracurricular activities offered by the institution (3,000) can be highlighted because of the low degree of satisfaction. The reliability of the questionnaire was verified using the Cronbach Alpha coefficient. It is hoped that this paper will serve as an instrument for disseminating the opinions from the campus students, and as evaluation for the institutional effectiveness in the educational scope.

Keywords: Satisfaction. Civil Engineering. Students.

https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e734
PDF

Referências

BOLFARINE, H.; BUSSAB, W. O. Elementos de amostragem. São Paulo: Editora Blucher, 2005.

CARMO, Y. A et al. Análise de satisfação dos alunos da faculdade de estudos sociais da Universidade Federal do Amazonas. 2012. Disponível em: http://www.convibra.com.br/upload/paper/2012/31/2012_31_4968.pdf. Acesso em: 25 out. 2018.

FERREIRA, L. M.; SANTOS, V. M.; COSTA, A. L. Avaliação de satisfação de formando de um curso de graduação em Administração de uma faculdade pública paulista. 2016. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/123114/119486. Acesso em: 16 out. 2018.

FIGURELLI, J. C. R. Qualidade em instituição de ensino superior: um estudo de caso avaliando as percepções dos públicos envolvidos. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/2387. Acesso em: 16 out. 2018.

HORA, H. R. M.; MONTEIRO, G. T. R.; ARICA, J. Confiabilidade em questionários para qualidade: um estudo com o Coeficiente Alfa de Cronbach. Produto & Produção, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 85-103, 2010.

LEMOS, M. I. S. Análise da satisfação de estudantes num curso em e-learning no ensino superior. 2011. Dissertação (Área de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação) - Instituto De Educação Da Universidade De Lisboa, Lisboa, 2011. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4413/1/ulfpie039557_tm.pdf. Acesso em: 22 out. 2018.

MIGOT, S. E. Nível de satisfação dos acadêmicos de uma universidade sob a perspectiva de incentivo e direcionamento da universidade em relação ao curso escolhido. 2015. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/nivel-de-satisfacao-dos-academicos-de-uma-universidade-sob-a-perspectiva-de-incentivo-e-direcionamento-da-universidade-em-relacao-ao-curso-escolhido. Acesso em: 16 out. 2018.

R Core Team. 2019. R: A Language and environment for statistical computing. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing. Disponível em: www.R-project.org/. Acesso em: 19 out. 2018.

TOMIO, J. L.; SOUZA, M. J. B.; MAIA, F. B. A. Satisfação dos alunos de administração com o curso e sua relação com a imagem da instituição de ensino superior. 2007. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/ENEPQ307.pdf. Acesso em: 19 out. 2018.

VENABLES, W. N.; RIPLEY, B. D. Modern applied statistics with S. New York: Springer.Fourth Edition, 2002.

Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Array