Modelos mentais relacionados ao aprendizado de cálculos para folhas de pagamento em um curso técnico
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Palavras-chave

Modelos Mentais. Curso Técnico. Matemática.

Como Citar

Martins, D. G. de M., & Nascimento, D. L. do. (2020). Modelos mentais relacionados ao aprendizado de cálculos para folhas de pagamento em um curso técnico. ForScience, 8(2), e00753. https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e753

Resumo

Foi realizado um estudo de caso qualitativo, com 24 alunos de um curso técnico em Recursos Humanos, com o objetivo de verificar quais são os modelos mentais que esses estudantes possuem sobre cálculos para folhas de pagamento. Ao utilizar um questionário e realizar entrevistas semiestruturadas, a fim de investigar os possíveis níveis de evolução dos modelos mentais dos estudantes, as análises mostraram que 17% dos alunos são não modeladores, ou seja, não possuem nenhuma estratégia de pensamento sobre o tema, mesmo que este já tenha sido ministrado ao longo do Ensino Fundamental e Médio. Além disso, foi observada a importância em considerar as estratégias de raciocínio dos alunos, não considerando apenas os “erros” ou “acertos” nas questões propostas. Pode-se considerar que dentro do mesmo curso diversos alunos apresentaram modelos mentais diferentes uns dos outros mesmo recebendo a mesma instrução. Esse resultado mostra a importância da reflexão sobre as práticas didático-pedagógicas utilizadas em sala de aula, uma vez que o intuito é proporcionar a todos os alunos uma aprendizagem efetiva e de qualidade que perdure ao longo da vida.

Palavras-chave: Modelos mentais. Curso técnico. Matemática.

 

Mental models related to calculus learning for payrolls in a technical course

Abstract

A qualitative case study was carried out with 24 students from a technical course in Human Resources, with the objective of verifying what are the mental models that these students have on payroll calculations. When using a questionnaire and conducting semi-structured interviews, in order to investigate the possible levels of evolution of the students' mental models, the analyzes showed that 17% of the students are non-modelers, in other words they do not have any thinking strategy on the theme, even ifit has already been taught throughout Elementary and High School. In addition, the importance of considering the students' reasoning strategies was observed, not only considering the “mistakes” or “successes” in the proposed questions. It can be considered that, within the same course, several students presented different mental models from each other even receiving the same instruction. This result shows the importance of reflecting on the didactic-pedagogical practices used in the classroom, since the aim is to provide all students with effective and quality learning that lasts throughout their lives.

Keywords: Mental models. Technical Course. Mathematics.

https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e753
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