A utilização do jogo Contig 60 como recurso didático em aulas de matemática: uma experiência com alunos do 7º ano
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Palavras-chave

Ensino de matemática
Jogos no ensino de matemática
Contig 60
Mathematics teaching
Games in the teaching of mathematics

Como Citar

Braz, L. H. C., Alves de Almeida, L., & Ester Felicíssimo Pinto, C. (2020). A utilização do jogo Contig 60 como recurso didático em aulas de matemática: uma experiência com alunos do 7º ano. ForScience, 8(2), e00765. https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e765

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre o uso de jogos nas aulas de Matemática, mais especificamente, sobre o uso do Jogo Contig 60 em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Formiga/MG. A experiência foi resultado de uma proposta de atividade feita na disciplina Laboratório para o Ensino de Matemática do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG, Campus Formiga, no semestre 2019/1. Trata-se da aplicação de um jogo em uma turma da Educação Básica, a fim de oportunizar aos licenciandos uma experiência docente e uma reflexão sobre a prática, tendo por base as discussões realizadas na disciplina acerca do uso de jogos no ensino de Matemática. O jogo em si tinha por objetivo trabalhar as quatro operações básicas, a formulação e resolução de expressões numéricas e o desenvolvimento dos raciocínios lógico e indutivo. Os resultados mostraram que o uso desse jogo em sala de aula possibilitou um trabalho lúdico da Matemática, a participação ativa dos estudantes durante o desenvolvimento da atividade, a socialização entre os colegas, a percepção de uma mudança na postura do docente que, de detentor do conhecimento, passou a mediador da aprendizagem dos alunos (experiência vivenciada pelas pesquisadoras envolvidas na atividade) e o despertar da motivação nos alunos, essencial para a aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino de matemática. Jogos no ensino de matemática. Contig 60.

 

The use of the contig 60 game as a teaching resource in mathematics classes: an experience with 7th year students

Abstract

The present work aims to present an experience report on the use of games in Mathematics classes, more specifically, on the use of the Contig 60 Game in a class of the 7th grade of Elementary School in a public school in the city of Formiga (MG) ). The experience was the result of an activity proposal made in the discipline Laboratory for Teaching Mathematics in the Mathematics Degree course at the Federal Institute of Minas Gerais - IFMG, Campus Formiga, in the semester 2019/1. It is the application of a game in a Basic Education class, in order to provide the undergraduates with a teaching experience and a reflection on the practice, based on the discussions held in the discipline about the use of games in the teaching of Mathematics . The game itself aimed to work on the four basic operations, the formulation and resolution of numerical expressions and the development of logical and inductive reasoning. The results showed that the use of this game in the classroom enabled a playful work in Mathematics, the active participation of students during the development of the activity, socialization among colleagues, the perception of a change in the attitude of the teacher who, knowledge, became a mediator of student learning (experience lived by the researchers involved in the activity) and the awakening of motivation in students, essential for learning.

Keywords: Mathematics teaching. Games in the teaching of mathematics. Contig 60.

https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e765
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