Jogos e materiais manipuláveis produzidos por alunos do IFBA, Campus de Eunápolis
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Como Citar

Paim, M. A. S. (2014). Jogos e materiais manipuláveis produzidos por alunos do IFBA, Campus de Eunápolis. ForScience, 2(1), 113-123. https://doi.org/10.29069/forscience.2014v2n1.e77

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar exemplos de jogos e materiais manipuláveis criados por alunos da 1ª série do ensino médio do IFBA, campus de Eunápolis, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Sob a supervisão do professor da disciplina, três grupos de cinco estudantes do Curso Técnico em Edificações do Instituto Federal da Bahia, localizado na cidade de Eunápolis, no extremo sul do mesmo estado, construíram três tipos de subsídios de matemática, na forma de jogos e materiais manipuláveis, para o Laboratório de Matemática da Instituição. Espera-se que o material manipulável, quando associado ao jogo, contribua para o desenvolvimento da criatividade dos estudantes e compreensão de conteúdos matemáticos, fortalecendo o interesse pela pesquisa em matemática.

Palavras-chave: Materiais Manipuláveis. Jogos. Ensino e Aprendizagem da Matemática.

Games and manipulatives produced by students IFBA, Campus  Eunápolis   

The objective of this work is to show examples of manipulative materials and games created by IFBA high school 1st year students, Eunápolis Campus, to assist in teaching and learning of mathematics process. Under the supervision of the subject teacher, tree groups of five students of the building technical course built tree types of math subsidies in games form and manipulative materials for the Mathematics Laboratory Facility. It is expected that the manipulable material when associated with games, contribute to the development of student creativity and understanding of mathematical content, strengthening the interest in research in mathematics.

Keywords: Manipulatives. Games. Teaching and Learning of Mathematics.


https://doi.org/10.29069/forscience.2014v2n1.e77
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