Resumo
Este artigo elabora e discute as etapas de construção de um jogo pedagógico original para aplicações em turmas de cursos técnicos em eletroeletrônica integrado ao ensino médio. Mostra-se que com pequenas modificações, o jogo proposto pode ser desenvolvido em turmas de outros cursos técnicos, bem como em turmas do ensino médio convencional. As adequações necessárias residem na mudança de foco das discussões propostas inicialmente no jogo. É notório que atualmente, diversos jogos pedagógicos são aplicados com êxito no escopo da educação de nível básico e de nível superior, mas o jogo proposto neste artigo se baseia em uma alternativa ainda pouco explorada: o jogo Escape Room. Observando a baixa disseminação desse jogo entre os educadores, torna-se necessário a descrição pormenorizada do itinerário trilhado para o seu desenvolvimento para possibilitar uma eficaz reprodutibilidade. O jogo proposto é mais uma metodologia de ensino que pode ser utilizada por professores que almejam diversificar o processo de ensino e aprendizagem, visto que após uma leve adaptação do jogo para a realidade de sua sala de aula, a atividade lúdica estará pronta, o que otimiza o tempo para o planejamento da atividade de ensino. Além disso, a interdisciplinaridade alcançada pelos desafios do jogo permite uma ampla discussão de conteúdos transversais, o que enriquece a aprendizagem de alunos e professores.
Palavras-chave: Escape Room. Jogos pedagógicos. Abordagem interdisciplinar.
Escape Room: a proposal of pedagogical game within the scope of basic technical education
Abstract
This paper elaborates and discusses the construction steps of an original pedagogical game for applications in classes of technical courses in electronics integrated to high school. It is shown that with small modifications, the proposed game can be developed in classes of other technical courses, as well as in classes of conventional high school. The necessary adjustments lie in changing the focus of the discussions initially proposed in the game. It is well known that currently, several pedagogical games are successfully applied in high school and university education scope, but the game proposed in this paper is based on an alternative still little explored: the Escape Room game. Observing the low dissemination of this game among educators, it is necessary to describe in detail the itinerary followed for its development to enable an effective reproducibility. The proposed game is another teaching methodology that can be used by educators who aim to diversify the teaching and learning process, since after a slight adaptation of the game to the reality of their classroom, the play activity will be ready, which optimizes the time for planning the teaching activity. In addition, the interdisciplinarity achieved by the challenges of the game allows a wide discussion of transversal contents, which enriches the learning of students and teachers.
Keywords: Escape room. Pedagogical games. Interdisciplinary approach.
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