Escape Room: uma proposta de jogo pedagógica no escopo da educação técnica de nível médio
PDF

Palavras-chave

Escape Room, Jogos Pedagógicos, Abordagem Interdisciplinar
Pedagogical games
Interdisciplinary approach

Como Citar

Lima, G. da S., Ramalho, E. dos S., Fernandes, J. V. de S., & da Costa Junior, E. (2020). Escape Room: uma proposta de jogo pedagógica no escopo da educação técnica de nível médio. ForScience, 8(2), e00851. https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e851

Resumo

Este artigo elabora e discute as etapas de construção de um jogo pedagógico original para aplicações em turmas de cursos técnicos em eletroeletrônica integrado ao ensino médio. Mostra-se que com pequenas modificações, o jogo proposto pode ser desenvolvido em turmas de outros cursos técnicos, bem como em turmas do ensino médio convencional. As adequações necessárias residem na mudança de foco das discussões propostas inicialmente no jogo. É notório que atualmente, diversos jogos pedagógicos são aplicados com êxito no escopo da educação de nível básico e de nível superior, mas o jogo proposto neste artigo se baseia em uma alternativa ainda pouco explorada: o jogo Escape Room. Observando a baixa disseminação desse jogo entre os educadores, torna-se necessário a descrição pormenorizada do itinerário trilhado para o seu desenvolvimento para possibilitar uma eficaz reprodutibilidade. O jogo proposto é mais uma metodologia de ensino que pode ser utilizada por professores que almejam diversificar o processo de ensino e aprendizagem, visto que após uma leve adaptação do jogo para a realidade de sua sala de aula, a atividade lúdica estará pronta, o que otimiza o tempo para o planejamento da atividade de ensino. Além disso, a interdisciplinaridade alcançada pelos desafios do jogo permite uma ampla discussão de conteúdos transversais, o que enriquece a aprendizagem de alunos e professores.

Palavras-chave: Escape Room. Jogos pedagógicos. Abordagem interdisciplinar.

Escape Room: a proposal of pedagogical game within the scope of basic technical education

Abstract

This paper elaborates and discusses the construction steps of an original pedagogical game for applications in classes of technical courses in electronics integrated to high school. It is shown that with small modifications, the proposed game can be developed in classes of other technical courses, as well as in classes of conventional high school. The necessary adjustments lie in changing the focus of the discussions initially proposed in the game. It is well known that currently, several pedagogical games are successfully applied in high school and university education scope, but the game proposed in this paper is based on an alternative still little explored: the Escape Room game. Observing the low dissemination of this game among educators, it is necessary to describe in detail the itinerary followed for its development to enable an effective reproducibility. The proposed game is another teaching methodology that can be used by educators who aim to diversify the teaching and learning process, since after a slight adaptation of the game to the reality of their classroom, the play activity will be ready, which optimizes the time for planning the teaching activity. In addition, the interdisciplinarity achieved by the challenges of the game allows a wide discussion of transversal contents, which enriches the learning of students and teachers.

Keywords: Escape room. Pedagogical games. Interdisciplinary approach.

https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e851
PDF

Referências

AMARAL, R., SMITH, P. RPG Digital para o Ensino de Física. In: SIMPÓSIO HIPERTEXTO E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO 2º COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ECUCAÇÃO COM TECNOLOGIA., 6º, 2015. Pernambuco. Anais... UFPE: Pernambuco, 2015. p. 1-22, 2015.

BITTENCOURT, J. R., GIRAFFA, L. M. M. Role-playing games: a utilização do role-playing games digitais no processo de ensino-aprendizagem. 2003. 62 p. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

BACICH, L., MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora. Porto Alegre: Penso, 2018.

BORBA, M. C., PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

CAIN, J. Exploratory implementation of a blended format Escape Room in a large enrollment pharmacy management class. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, v. 11, n. 1, p. 44-50, jan. 2019.

CAPUANO, F. G., IDEOTA, I. V. Elementos de eletrônica digital. 42. ed. São Paulo: Érica, 2019.

CHARLO, J. C. P., DIOS, M. T. C. Escape Room y aprendizaje mixto como herramientas para la formación de maestros de educación primaria. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 6, p. 5983-5992, jun. 2019.

DEMO, P. Ambivalências da sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 37-42, maio/ago. 2000.

FIALHO, W. C. G., MENDONÇA, S. O Pisa como indicador de aprendizagem de ciências. Roteiro, Joaçaba, v. 45, n. 1, p. 1-24, fev. 2020.

FREINET, C. A educação pelo trabalho. Lisboa: Editorial Presença, 1960.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FOGARTY, R. Problem-based learning: a collection of articles. Arlington Heights: Skylight, 1998.

GÓMEZ-URQUIZA, J. L. et al. The Impact on nursing students' opinions and motivation of using a “nursing Escape Room” as a teaching game: a descriptive study. Nurce Education Today, v. 72, n. 1, p. 73-76, jan. 2019.

HOBSBAWM, E. A Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

HOLOCAUST FORGOTTEN. Irena Sendler: holocaust heroine. Disponível em: http://www.holocaustforgotten.com/sendler.htm. Acesso em: 07/04/2020.

HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996.

KOLB, A. Y., KOLB, D. A. Learning styles and learning spaces: enhancing experimental learning in higher education. Academy of Management Learning & Education, v. 4, n. 2, p. 193-212, jun. 2005.

JAMBHERKAR, K., PAHLS, R. P., DELONEY, L. A. Benefits of an Escape Room as a novel educational activity for radiology residents. Academic Radiology, v. 27, n. 2, p. 276-283, fev. 2020.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KINIO, A. E., DUFRESNE, L., BRANDYS, T. Break out of the Classroom: the use of Escape Rooms as an alternative teaching strategy in surgical education. Journal of Surgical Education, v. 76, n. 1, p. 134-139, 2018.

KINIO, A. E. et al. Break out of the classroom: the use of Escape Rooms as an alternative teaching strategy in surgical education. Journal of Surgical Education, v. 76, n. 1, p. 134-139, jan. 2019.

KOLB, A. Y.; KOLB, D. A. Learning styles and learning spaces: enhancing experiential learning in higher education. Academy of Massachusetts Learning & Education, v. 4, n. 2, p. 193-212, 2005.

LIMA, J. M. O jogo como recurso pedagógico no contexto educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica: Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Graduação, 2008.

OLIVEIRA, P. C., OLIVEIRA, C. G. Using conceptual questions to promote motivation and learning in physics lectures. European Journal of Engineering Education, v. 38, n. 4, p. 417-424, 2013.

RIYIS, M. T. Simples - Sistema inicial para mestres – professores lecionarem através de uma estratégia motivadora: um manual prático para o uso dos jogos cooperativos de representação e RPG na educação. São Paulo: Jogo de Aprender, julho, 2017.

ROMANATTO, M. C. Resolução de problemas nas aulas de matemática. Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, p. 299-311, maio 2012.

SCHMECK, R. Learning strategies and learning Styles. New York: Plenum Press, 1988.

SUNDSBO, K. Open access Escape Room: instructions, Jan. 2019.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Senac, 2010.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Array