Análise dos relatos apresentados no XII ENEM
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Palavras-chave

Ensino-aprendizagem. Tendências Metodológicas. Relação Professor-aluno. XII ENEM. Educação Matemática.

Como Citar

Faria, L. M. de, & Duque, T. O. (2021). Análise dos relatos apresentados no XII ENEM: a relação professor-aluno e as tendências para o ensino de matemática. ForScience, 9(1), e00855. https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n1.e855

Resumo

Sabe-se que o processo de ensino-aprendizagem na Educação Matemática envolve diversos aspectos, e, muitas vezes, a relação que o aluno tem com o professor pode causar barreiras para o aprendizado. Sob esse contexto, o presente artigo expõe uma questão importante: a relação professor-aluno, apresentando uma abordagem do porquê e de que maneira algumas tendências metodológicas de ensino da matemática podem influenciar na construção dessa relação, bemcomo discussões sobre tais tendências,a partir da busca por publicações referentes ao tema. As autoras analisaram os Relatos de Experiência, com base em tendências metodológicas do ensino da matemática, submetidos ao XII ENEM. Foi realizada, nesse sentido, uma análise quantitativa e qualitativa, e observou-se que está presente, nos relatos, a aproximação que as metodologias proporcionam na relação professor-aluno. Tal fato foi identificado em todos os níveis de ensino descritos nos relatos que abrangem toda a educação básica (Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), além da educação para Jovens e Adultos e oEnsino Superior. Ressalta-se a importânciada relação professor-aluno para que se alcance uma aprendizagem ativa e significativa, bem como se destacam definições e conceitos sobre as tendênciasResolução de Problemas, Etnomatemática e Uso de Jogos Matemáticos.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Tendências Metodológicas. Relação Professor-aluno. XII ENEM. Educação Matemática.

 

Analysis of reports presented in the XII ENEM: the student - teacher relationship and the trends for teaching mathematics

 Abstract

 It is known that the teaching-learning process in Mathematics Education involves several aspects, and, sometimes, the relationship between student – teacher can lead to barriers in learning.In this context, this article brings an important issue, that is,the teacher - student relationship. It is presented an approach based on thereasons and how some methodological trends in teaching mathematics can influence the construction of this relationship, as well as trends based on publications on the topic. The authors analyzed the Experience Reports based on Methodological Trends in the teaching of mathematics, submitted to the XII ENEM. A quantitative and qualitative analysis was performed, and it was observed that the approximation in which the methodologies provide in the teacher-student relationship are presented in the reports. This fact was identified at all levels of advanced education in the reports that cover all basic education (kindergarten, elementary school and high school), in addition to education for young people and adults and higher education. The importance of the teacher-student relationship is emphasized in order to achieve active and meaningful learning, as well as definitions and concepts of such trends, namely, Problem Solving, Ethnomathematics and the use of Games.

Keywords: Teaching-learning. Methodological Trends.Teacher-student relationship.XII ENEM. MathematicalEducation.

https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n1.e855
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