Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar o perfil de candidatos a cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e identificar pontos estratégicos para uma melhor condução do curso e aprendizagem do aluno. Um questionário foi aplicado e continha questões demográficas e outras relacionadas com as expectativas da formação, motivos para cursá-la e critérios de decisão. Um total de 136 candidatos foram entrevistados e eles externaram a importância de cada item em uma escala Likert de 1 a 9 pontos. Os resultados indicaram que dentre os candidatos entrevistados, a maioria compreendeu: homens (61.03%), entre 20 e 29 anos (49.26%), solteiros (61.03%), que concluíram graduação (94.11%) em instituições privadas (75%) entre 2016-2015 (26.47%) ou 2014-2011 (37.5%). A formação é buscada por iniciativa própria e eles demonstraram alta expectativa quanto à formação teórica e profissional. Módulos comuns para diferentes cursos, ações de marketing aproveitando as oportunidades de mercado, descontos para ex-alunos de graduação e especialização e currículo voltado ao mercado foram as principais proposições percebidas e discutidas. Este trabalho retoma um tema de grande importância para a educação superior, fornece uma revisão normativa histórica e pode servir de apoio para gestores educacionais, empresas privadas e pesquisadores envolvidos nesta formação.
Palavras-chave: Pós-Graduação Lato Sensu. Especialização. Educação superior. Perfil do candidato.
Lato Sensu postgraduate courses: strategic management based on candidates’ expectations
Abstract
The aim of this paper was to analyze the profile of candidates for Lato Sensu Postgraduate courses and to identify strategic points for a better conduction of the course and students learning. A survey was conducted with demographic and course expectations questions, considering the reasons for taking it and decision-making. A total of 136 candidates were interviewed and they expressed the importance of each item on a 1-9 point Likert scale. The results indicated that among the candidates interviewed, the majority were: men (61.03%); 20-29 years old (49.26%); single (61.03%); who completed their undergraduate degree (94.11%); in private institutions (75%); between 2016-2015 (26.47%) or 2014-2011 (37.5%). The graduation is sought on their own initiative and they showed high expectations regarding theoretical and professional training. Common modules for different courses, marketing actions taking advantage of market opportunities, discounts for undergraduate and specialization students and curriculum aimed at the market were the main proposals perceived and discussed. This research takes up a topic of great importance for higher education, provides a historical normative review and may be used as support for educational managers, business and researchers involved in this field.
Keywords: Lato Sensu Postgraduate Courses. Specialization. Strategic Management. Candidates’ Profile.
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