Pós-graduação Lato Sensu: apontamentos para a gestão estratégica a partir das expectativas dos candidatos
PDF

Palavras-chave

Pós-Graduação Lato Sensu
Especialização
Educação Superior
Perfil do Candidato

Como Citar

Alves, M. A., Carvalhaes, C. L., & Sousa, P. R. de. (2020). Pós-graduação Lato Sensu: apontamentos para a gestão estratégica a partir das expectativas dos candidatos. ForScience, 8(2), e00858. https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e858

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar o perfil de candidatos a cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e identificar pontos estratégicos para uma melhor condução do curso e aprendizagem do aluno. Um questionário foi aplicado e continha questões demográficas e outras relacionadas com as expectativas da formação, motivos para cursá-la e critérios de decisão. Um total de 136 candidatos foram entrevistados e eles externaram a importância de cada item em uma escala Likert de 1 a 9 pontos. Os resultados indicaram que dentre os candidatos entrevistados, a maioria compreendeu: homens (61.03%), entre 20 e 29 anos (49.26%), solteiros (61.03%), que concluíram graduação (94.11%) em instituições privadas (75%) entre 2016-2015 (26.47%) ou 2014-2011 (37.5%). A formação é buscada por iniciativa própria e eles demonstraram alta expectativa quanto à formação teórica e profissional. Módulos comuns para diferentes cursos, ações de marketing aproveitando as oportunidades de mercado, descontos para ex-alunos de graduação e especialização e currículo voltado ao mercado foram as principais proposições percebidas e discutidas. Este trabalho retoma um tema de grande importância para a educação superior, fornece uma revisão normativa histórica e pode servir de apoio para gestores educacionais, empresas privadas e pesquisadores envolvidos nesta formação.

Palavras-chave: Pós-Graduação Lato Sensu. Especialização. Educação superior. Perfil do candidato.

 

Lato Sensu postgraduate courses: strategic management based on candidates’ expectations

Abstract

The aim of this paper was to analyze the profile of candidates for Lato Sensu Postgraduate courses and to identify strategic points for a better conduction of the course and students learning. A survey was conducted with demographic and course expectations questions, considering the reasons for taking it and decision-making. A total of 136 candidates were interviewed and they expressed the importance of each item on a 1-9 point Likert scale. The results indicated that among the candidates interviewed, the majority were: men (61.03%); 20-29 years old (49.26%); single (61.03%); who completed their undergraduate degree (94.11%); in private institutions (75%); between 2016-2015 (26.47%) or 2014-2011 (37.5%). The graduation is sought on their own initiative and they showed high expectations regarding theoretical and professional training. Common modules for different courses, marketing actions taking advantage of market opportunities, discounts for undergraduate and specialization students and curriculum aimed at the market were the main proposals perceived and discussed. This research takes up a topic of great importance for higher education, provides a historical normative review and may be used as support for educational managers, business and researchers involved in this field.

Keywords: Lato Sensu Postgraduate Courses. Specialization. Strategic Management. Candidates’ Profile.

https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e858
PDF

Referências

BASTOS, C. C. B. C.; ROVARIS, N. A. Z. A relevância do processo de autoavaliação institucional da universidade tecnológica para a configuração do bom professor. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 21, n. 3, p. 767-781, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação/INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Questionário do Estudante 2015. Brasília: Inep, 2015, 8 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Su-perior. Resolução n° 1, de 8 de junho de 2007. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação Lato Sensu, em nível de especialização. Brasília: MEC/CNE/CES, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Lato-Sensu - saiba mais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao/pos-lato-sensu. Acesso em: 22 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação/Capes. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES, n. 01, de 2001. Autorização e credenciamento dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu; funcionamento dos cursos de pós-graduação Lato Sensu. Brasília: MEC/CNE/CES, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação/I INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília: Inep, 2003, 47 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 2, de 12 de fevereiro de 2014. Institui o cadastro nacional de oferta de cursos de pós-graduação Lato Sensu (especialização) das instituições credenciadas no Sistema Federal de Ensino. Brasília: MEC/CNE/CES, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Pós-Graduação - normativos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pro-conselho/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12899-pos-graduação-normativos. Acesso em: 22 jun. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução nº 1, de 06 de abril de 2018. Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação Lato Sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências. Brasília, DF: MEC/CNE/CES, 2018.

CERVO, A. L. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CORREA, R. C.; ALVES, M. A. Análise das expectativas dos candidatos a cursos de pós-graduação Lato Sensu. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 2., 2008, Formiga. Anais [...]. Formiga: IFMG - Campus Formiga. Anais eletrônicos[...]. 2018, Formiga, Minas Gerais.

CUNHA, I. C. K. O. et al. Construindo instrumentos de avaliação para os cursos de pós-graduação Lato Sensu da Unifesp: relato de experiência. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 18, n. 38, p. 29-40, 2007.

DALMORO, M.; VIEIRA, K. M. Dilemas na construção de escalas Tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? Revista Gestão Organizacional, Chapecó, v. 6, n. 3, p. 161-174, 2013.

FONSECA, D. M. Contribuições ao debate da pós-graduação Lato Sensu. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 1, n. 2, p. 173-182, 2004.

FONSECA, M.; FONSECA, D. M. A gestão acadêmica na pós-graduação Lato Sensu: o papel do coordenador para a qualidade dos cursos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 1, p. 151-164. 2016.

FREITAS, M. A. O.; CUNHA, I. C. K. O. Pós-graduação Lato Sensu: retrospectiva histórica e política atual. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., 2009, Curitiba. Anais[...]. Curitiba. p. 975-982.

FREITAS, H. et al. O método de pesquisa survey. Revista de Administração da USP – RAUSP, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 105-112, 2000.

ISHIDA, J. S.; STEFANO, S. R.; ANDRADE, S. M. Avaliação da satisfação no ensino de pós à distância: a visão dos tutores e alunos do PNAP/UAB. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 18, n. 3, p. 749-772, 2013.

HORTALE, V. A.; MOREIRA, C. O. F. Auto-avaliação nos programas de pós-graduação na área da saúde coletiva: características e limitações. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 223-233, 2008.

HORTALE, V. A. et al. Características e limites do mestrado profissional na área da saúde: estudo com egressos da Fundação Oswaldo Cruz. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 2051-2058, 2010.

LEMOS FILHO, A. et al. Avaliação do ensino: modelo de análise da série histórica de resultados. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 21, n. 1, p. 221-245, 2015.

MAZON, G. et al. O uso de metodologia multicritério em apoio à decisão construtivista para avaliar o desempenho do programa de cursos de pós-graduação Lato Sensu. Revista Economia e Gestão, Belo Horizonte, v. 12, n. 28, p. 30-52, 2012.

NASCIMENTO, E. M. et al. Variáveis que influenciam a escolha dos estudantes por cursos de pós-graduação Lato Sensu a distância na área de negócios. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 8, n. 1, 2014.

OLIVEIRA, F. B. Pós-graduação: educação e mercado de trabalho. Papirus, Campinas, 1995.

OLIVEIRA, S. P.; AMÂNCIO FILHO, A.; PINTO, I. V. Características e expectativas dos inscritos no processo seletivo do mestrado profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 11, n. 24, p. 589 - 603, 2014.

PANIZZON, M. et al. A percepção da imagem de preço em serviços: um estudo de abordagem quantitativa sobre os cursos de Lato Sensu de uma Universidade. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 646-674, 2013.

PILATI, Orlando. Especialização: falácia ou conhecimento aprofundado? Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 3, n. 5, p. 7-26, 2006.

PIRES, N.; PUGGIAN, C. Pós-graduação Lato Sensu: legislação atual, novas diretrizes e a experiência da UNIGRANRIO. Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa, Duque de Caxias, v. 1, n. 2, p. 13-29, 2014.

PRESSER S.; SCHUMAN, H., Questions and answers in attitude surveys: experiments on question form, wording, and context, Sage, San Diego, California, 1981.

ROMERO, L. D.; LOPES, K. G. Formação continuada e pós-graduação Lato Sensu: o caso da Universidade Estadual do Maranhão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO, 2., 2002, Natal. Anais[...]. Natal: CBHE, 2002, p. 1-10.

SAMWAYS FILHO, J. L. Percepções e ações sobre a pós-graduação Lato Sensu como fator regulador na qualidade do ensino superior. In: COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EM AMÉRICA DEL SUR, 3., 2003, Buenos Aires. Anais[...]. Buenos Aires, 2003, p. 1-18.

SPAGNOLO, F.; SEVILLA, M. A. F. A situação atual da pós-graduação Lato Sensu. Boletim Informativo, Teresina, v. 4, n. 3, p. 23-26, 1994.

STREINER, D. L. Beingin consistent about consistency: when coefficient alpha does and doesn't matter. Journal of Personality Assessment, v. 80, n. 3, p. 217-222, 2003.

Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Array