Simulação de frenagem de veículos com motoristas, veículos autônomos e veículos colaborativos
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Palavras-chave

Colaboração veicular
Frenagem de emergência
Simulação
Veículos autônomos
Autonomous vehicles
Emergency braking
Simulation
Vehicular collaboration

Como Citar

Santos, C. R. B. dos. (2022). Simulação de frenagem de veículos com motoristas, veículos autônomos e veículos colaborativos. ForScience, 10(1), e00905. https://doi.org/10.29069/forscience.2022v10n1.e905

Resumo

Os desafios enfrentados pelos veículos autônomos nos quesitos localização, navegação, detecção de obstáculos e segurança ainda necessitam de soluções, permitindo um vasto campo para estudos e pesquisas. A gradual inserção de veículos autônomos nas vias de trânsito aumentará o número de encontros entre esses veículos, tornando viável a comunicação entre os mesmos, designada V2V (vehicle to vehicle). Este trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre a colaboração veicular e mostra os resultados da simulação de cenários de frenagem, com o objetivo de comparar os efeitos do tempo de reação de veículos comuns, veículos autônomos eveículos colaborativos. Utilizou-se o Matlab para realizar simulações de pelotões de veículos andando em fila única. Os resultados de simulação mostram a influência do tempo de reação e de transmissão da mensagem na tentativa de evitar colisões.

Palavras-chave: Colaboração veicular. Frenagem de emergência. Simulação. Veículos autônomos.

 

Simulation of braking vehicles with drivers, autonomous vehicles and collaborative vehicles

Abstract

The challenges faced by autonomous vehicles in terms of location, navigation, detection of obstacles and safety still need solutions, allowing a vast field for studies and research. The gradual insertion of autonomous vehicles on traffic routes will increase the number of encounters between these vehicles, making communication between them viable, known as V2V (vehicle to vehicle). This work performs a literature review on vehicular collaboration and shows the simulation results of braking scenarios, in order to compare the reaction time effects of common vehicles, autonomous vehicles and collaborative vehicles. Matlab was used to carry out vehicles platoon simulations traveling in a single file. The simulation results show the influence of reaction time and message transmission in an attempt to avoid collisions.

Keywords: Autonomous vehicles. Emergency braking. Simulation. Vehicular collaboration.

https://doi.org/10.29069/forscience.2022v10n1.e905
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