Resumo
O artigo discute a temática da curricularização da extensão (CE) a partir do estudo de caso em dois cursos superiores de tecnólogos em um Campus do IFMG. A metodologia do trabalho consiste na análise crítica de resultados obtidos a partir de grupos focais realizados com os estudantes, bem como a identificação e análise dos pontos fortes e fracos referentes à CE no IFMG e no Campus específico, a partir das Lei 13.005/2014 e da Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Os resultados apontam a ausência ou limitação da institucionalização da extensão no IFMG e nos cursos analisados, o que demonstra dificuldade para a promoção da efetiva CE. A pesquisa reportou para elementos da relevância da autonomia na prática extensionista e levou à reflexão acerca dos parâmetros norteadores da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão.
Palavras-chave: Curricularização da extensão. Ensino-pesquisa-extensão. Institucionalização da extensão.
Curricularization extension case technology courses campus IFMG
Abstract
Article discusses two higher education courses extension curricularization (EC) case in for technologists Campus IFMG. Methodology consists critical analysis results obtained from focus groups carried out with students, as well as identification and strengths and weaknesses EC analysis related in the IFMG and specific Campus, from Resolution No. 7, 18 December 2018, Law 13.005/2014. Indicate results absence or limitation IFMG extension institutionalization and courses analyzed, which demonstrates promoting effective EC difficulty. Reported research relevance autonomy elements practice extension and led reflection inseparability of teaching-research-extension.
Keywords: Extension curriculation. Teaching-research-extension. Extension institutionality.
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