A terceira idade está “on”: a presença de mulheres idosas nas redes sociais
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Palavras-chave

Mulheres idosas. Redes Sociais. Terceira idade.
Elderly women
Social networks

Como Citar

Borges, A. A. P., Sousa, J. C. de, & Castro, A. B. C. de. (2023). A terceira idade está “on”: a presença de mulheres idosas nas redes sociais. ForScience, 10(2), e01150. https://doi.org/10.29069/forscience.2022v10n2.e1150

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar os aspectos ligados ao uso, influência e elementos motivadores para o uso das redes sociais digitais por mulheres idosas de uma cidade no interior do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza descritiva, com modo de investigação baseado em uma pesquisa qualitativa básica. A coleta de dados foi feita por meio de grupo focal, aplicando-se uma entrevista semiestruturada a um grupo de sete participantes, sendo os dados submetidos à Análise de Núcleo de Sentido, com auxílio do software IRAMUTEQ. Os resultados constataram que as redes sociais digitais mais usadas pelas participantes foram o WhatsApp e o Facebook, motivadas pela curiosidade e a necessidade de se adequarem à modernização da informação e comunicação. No que tange as contribuições sociais da pesquisa, tem-se que o uso destes canais/redes digitais promove o bem-estar dos usuários, à medida que proporciona uma aproximação no contato com amigos e familiares, diminuindo sensações de solidão. A partir de então, gerencialmente, pode-se pensar em práticas que possam refletir em um envelhecimento saudável, com o auxílio das redes, que conectam, e fornecem uma pluralidade de possibilidades.

Palavras-chave: Mulheres idosas. Redes sociais. Terceira idade.

 

Third age is here: the presence of elderly women in social networks

Abstract

This study aims to investigate aspects related to the use, influence and motivating elements for the use of digital social networks by elderly women in a city in the interior of Rio Grande do Norte. This is a qualitative, descriptive study, with an investigation method based on basic qualitative research. Data collection was carried out through a focus group, applying a semi-structured interview to a group of seven participants, and the data were submitted to Nucleus of Sense Analysis, with the aid of the IRAMUTEQ software. The results found that the most used digital social networks by the participants were WhatsApp and Facebook, motivated by curiosity and the need to adapt to the modernization of information and communication. Regarding the social contributions of the research, the use of these digital channels/networks promotes the well-being of users, as it provides an approach in contact with friends and family, reducing feelings of loneliness. From then on, managerially, one can think of practices that can reflect on healthy aging, with the help of networks, which connect and provide a plurality of possibilities.

Keywords: Elderly women. Social networks. Elderly women.

https://doi.org/10.29069/forscience.2022v10n2.e1150
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