Resumo
A Avaliação Pós Ocupação (APO) é a ferramenta que fornece, a partir de análises sistemáticas, informações sobre o desempenho e a satisfação dos usuários de determinada construção concluída e ocupada. No âmbito escolar, visto ser um espaço com ambientes variados e usuários diversos, é imprescindível aplicar essa ferramenta a fim de contribuir para a manutenção e o aprimoramento das edificações que compõem a instituição. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma proposta de metodologia de APO para o IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora. Por meio da análise de técnicas de APO previamente reportadas na literatura técnica, propôs-se como instrumentos o walkthrough, o questionário e o poema dos desejos, a fim de abarcar a abordagem experiencial e a observação incorporada para o levantamento de vulnerabilidades e fortalezas das edificações. O walkthrough é executado para avaliar aspectos técnicos, enquanto que o questionário e o poema dos desejos são instrumentos de cunho subjetivo, voltados para a interação do usuário com o espaço. A ferramenta proposta demanda cerca de 25 minutos para ser respondida pelos usuários do ambiente, o que é considerado vantajoso para uma coleta de dados dinâmica e favorece sua efetiva utilização na instituição.
Palavras-chave: Ambiente construído. Instrumentos de APO. Desempenho das edificações.
Methodology proposal for post occpancy evaluation at IF Sudeste MG - Juis de Fora Campus
Abstract
The Post Occupancy Assessment (POA) is a tool that provides, based on systematic analysis, information on the performance and user satisfaction of a completed and occupied building. In the school environment, since it is a space with varied spaces and different users, it is essential to apply this tool to contribute to the maintenance and improvement of the buildings that make up the institution. In this context, this work presents a proposal for an APO methodology for the IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora. Through the analysis of APO techniques previously reported in the technical literature, this study proposes the walkthrough, the questionnaire, and the poem of wishes as instruments to encompass the experiential approach and the incorporated observation for the survey of vulnerabilities and strengths of buildings. The walkthrough evaluates technical aspects, while the questionnaire and the poem of wishes are instruments of a subjective nature, aimed at the user's interaction with the space. The proposed tool requires about 25 minutes to be answered by the users of the environment, which is considered advantageous for dynamic data collection and favors its effective use in the institution.
Keywords: Built environment. POA instruments. Building performance.
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