Proposição de metodologia para avaliação pós ocupação no IFSUDESTE MG – Campus Juiz de Fora
PDF

Palavras-chave

Ambiente construído
Instrumentos de APO
Desempenho das edificações
Built environment
Building performance

Como Citar

Oliveira, M. P. de, Souza, L. T. de, Carvalho, Y. M., & Pinto, V. G. (2023). Proposição de metodologia para avaliação pós ocupação no IFSUDESTE MG – Campus Juiz de Fora. ForScience, 10(2), e01175. https://doi.org/10.29069/forscience.2022v10n2.e1175

Resumo

A Avaliação Pós Ocupação (APO) é a ferramenta que fornece, a partir de análises sistemáticas, informações sobre o desempenho e a satisfação dos usuários de determinada construção concluída e ocupada. No âmbito escolar, visto ser um espaço com ambientes variados e usuários diversos, é imprescindível aplicar essa ferramenta a fim de contribuir para a manutenção e o aprimoramento das edificações que compõem a instituição. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma proposta de metodologia de APO para o IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora. Por meio da análise de técnicas de APO previamente reportadas na literatura técnica, propôs-se como instrumentos o walkthrough, o questionário e o poema dos desejos, a fim de abarcar a abordagem experiencial e a observação incorporada para o levantamento de vulnerabilidades e fortalezas das edificações. O walkthrough é executado para avaliar aspectos técnicos, enquanto que o questionário e o poema dos desejos são instrumentos de cunho subjetivo, voltados para a interação do usuário com o espaço. A ferramenta proposta demanda cerca de 25 minutos para ser respondida pelos usuários do ambiente, o que é considerado vantajoso para uma coleta de dados dinâmica e favorece sua efetiva utilização na instituição.

Palavras-chave: Ambiente construído. Instrumentos de APO. Desempenho das edificações.

 

Methodology proposal for post occpancy evaluation at IF Sudeste MG - Juis de Fora Campus

Abstract

The Post Occupancy Assessment (POA) is a tool that provides, based on systematic analysis, information on the performance and user satisfaction of a completed and occupied building. In the school environment, since it is a space with varied spaces and different users, it is essential to apply this tool to contribute to the maintenance and improvement of the buildings that make up the institution. In this context, this work presents a proposal for an APO methodology for the IF Sudeste MG – Campus Juiz de Fora. Through the analysis of APO techniques previously reported in the technical literature, this study proposes the walkthrough, the questionnaire, and the poem of wishes as instruments to encompass the experiential approach and the incorporated observation for the survey of vulnerabilities and strengths of buildings. The walkthrough evaluates technical aspects, while the questionnaire and the poem of wishes are instruments of a subjective nature, aimed at the user's interaction with the space. The proposed tool requires about 25 minutes to be answered by the users of the environment, which is considered advantageous for dynamic data collection and favors its effective use in the institution.

Keywords: Built environment. POA instruments. Building performance.

https://doi.org/10.29069/forscience.2022v10n2.e1175
PDF

Referências

ALCANTARA, D. Abordagem experiencial e revitalização de centros históricos: os casos do Corredor Cultural no Rio de Janeiro e Gaslamp Quarter em San Diego. Rio de Janeiro: PROARQ/UFRJ, 2008.

FIGUEIREDO, V. A. M. B. de; AZEVEDO, F. M. Avaliação pós ocupação como ferramenta para a ambiência na arquitetura. Revista Científica Multidisciplinar do CEAP, Macapá, v. 4, n. 1, p. 1-11, jan./jun. 2022. Disponível em: http://periodicos.ceap.br/index.php/rcmc/article/view/127. Acesso em: 19 jun. 2022.

FRANÇA, A. J. G. L. Melhoria contínua aplicada a edificações de tipologia padronizada: a gestão do conhecimento no contexto do portfólio de ativos de uma organização. 2016. 529 f. Tese (Doutorado em Tecnologia da Arquitetura) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-07102016-114149/pt-br.php. Acesso em: 19 jun. 2022.

ISSA, M. P.; POLTRONIERI, J. P.; ORNSTEIN, S. W. Procedimentos para avaliação Pós-Ocupação (APO) de edifícios escolares: o caso da E. E. Fernando Gasparian, na cidade de São Paulo. In: NUTAU'2008. Anais [...]: São Paulo: FAU/USP. 2008.

ORNSTEIN, S. W. Avaliação Pós-Ocupação (APO) no Brasil, o que há de novo? Revista Projetar, Natal, v. 2, n. 2, p. 7-12, 2017. Disponível em: 10.21680/2448-296X.2017v2n2ID16580. Acesso em: 19 jun. 2022.

ORNSTEIN, S. W. Os campos da crítica e da avaliação pós-ocupação na arquitetura em uso. Duas faces da mesma moeda? Arquitextos, São Paulo, ano 20, n. 230.03, Vitruvius, jul. 2019. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/20.230/7480. Acesso em: 19 jun. 2022.

RHEINGANTZ, P. A. De corpo presente. In: NUTAU'2004. Anais [...]: São Paulo: FAU/USP, 2004.

RHEINGANTZ, P. A.; ALCANTARA, D. D. A cognição ambiental na avaliação da qualidade do lugar - conceitos e métodos para o aprimoramento do desenho urbano. In: NUTAU’2004. Anais [...]: São Paulo: FAU/USP, 2004.

RHEINGANTZ, P. A. et al. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para o trabalho de campo. Rio de Janeiro: PROARQ/UFRJ, 2008.

RHEINGANTZ, P. A. et al. Observando a qualidade do lugar: procedimentos para avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: PROARQ/UFRJ, 2009.

RHEINGANTZ, P. A.; PEDRO, R. M.; SZAPIRO, A. M. Qualidade do lugar e cultura contemporânea: modos de ser e habitar as cidades. Porto Alegre: Sulina, 2016.

ROMERO, M.A.; ORNSTEIN, S.W. Avaliação Pós-Ocupação: métodos e técnicas aplicados à habitação social. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído; Financiadora de Estudos e Projetos (Coletânea Habitare/FINEP,1), 2003.

SANOFF, H. Visual research methods in design. New York: Van Nostrand Reinhold, 1991.

SILVA, L. S. Aplicação de avaliação Pós-Ocupação (APO) em ambiente escolar. Rio de Janeiro: UFRJ/Escola Politécnica, 2016.

THORNE, R. Using visual methods to focus user’s response in predesign and post-occupancy research. New York: McGraw-Hill: George et al. (Edit.) Building Evaluation Techniques, 1995.

VILLA, S. B.; SARAMAGO, R. C.; GARCIA, L. C. Avaliação Pós-Ocupação no programa minha casa minha vida: uma experiência matodológica. Uberlândia: UFU/PROEX, 2016.

ZEISEL, J. Inquiry by design. Monterey: Brooks/Cole Publishing Company, 1981.

ZEISEL, J. Inquiry by design: Environment/behavior/neuroscience in architecture, interiors, landscape, and planning, 2006.

Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Array