Construção e validação de um índice para avaliar o clima organizacional: estudo de caso em uma empresa varejista formiguense
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Como Citar

Bento, M. M., Andrade, L. P., Fonseca, A. de P., Ribeiro, B. A. T., Gonçalves, K. C. M., Vilela, N. G. S., Pires, S. M., & Ferreira, R. C. (2016). Construção e validação de um índice para avaliar o clima organizacional: estudo de caso em uma empresa varejista formiguense. ForScience, 3(2), 3-25. https://doi.org/10.29069/forscience.2015v3n2.e158

Resumo

O estudo do clima organizacional é relevante para todos os tipos de empresas, independente de seu porte, pois exerce influência na eficiência e no desenvolvimento da organização. Para esta pesquisa realizou-se uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de subsidiar a construção e validação de um índice para avaliação do clima organizacional, por meio de um estudo de caso em uma empresa de varejo na cidade de Formiga - MG. Para atingir o objetivo proposto foi desenvolvido um questionário visando reduzir a subjetividade do modelo de Kolb (KOLB et al.,1986).  Os testes estatísticos Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e Alpha de Cronbach foram aplicados e dentre as questões propostas para as sete dimensões do modelo, apenas aquelas pertencentes a cinco dimensões apresentaram resultados válidos: clareza organizacional, responsabilidade, liderança, padrões e recompensas. Como forma de subsidiar a tomada de decisão do gestor foram desenvolvidos dois modelos de regressão, nos quais utilizou-se o índice score (soma das médias das notas obtidas em cada dimensão do modelo) como variável dependente e os constructos selecionados por meio da Análise dos Componentes Principais como variáveis explicativas. Por meio da análise dos modelos de regressão desenvolvidos identificou-se que dentre os variados aspectos do clima organizacional estudados, os constructos pertencentes às dimensões “liderança” e “padrões” foram os que apresentaram maior sensibilidade no clima organizacional, sendo, portanto, as dimensões mais relevantes e que requerem mais atenção por parte dos gestores.

Palavras-chave: Clima organizacional. Modelo de Kolb. Estatística multivariada. Análise dos componentes principais. Regressão.

Construction and validation of an index to evaluate the organizational climate: a case study in a company retail formiguense

Abstract

The study of organizational climate is relevant to all types of organizations, regardless of their size, because it influences the efficiency and development of the organization. For this research we carried out a systematic review of the literature in order to subsidize the construction and validation of an index to evaluate the organizational climate, through a case study in a retail company in Formiga - MG. To achieve this purpose a questionnaire was developed to reduce the subjectivity of the Kolb (KOLB et al., 1986) model. Statistical tests Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) and Cronbach's Alpha were applied and among the issues proposed for the seven model dimensions, only those belonging to five dimensions had valid results: organizational clarity, accountability, leadership, standards and rewards. As a way to support the manager's decision two regression models were developed, in which we used the score index (sum of the average of the marks obtained in each dimension of the model) as the dependent variable and the constructs selected by Principal Component Analysis as explanatory variables. By analyzing the developed regression models it was identified that among the various aspects of organizational climate studies, the constructs belonging dimensions “leadership” and “standards” were those with the highest sensitivity in the organizational environment, and therefore are relevant dimensions that require more attention by managers.

Keywords: Organizational climate. Kolb model. Multivariate statistics. Principal component analysis. Regression.


https://doi.org/10.29069/forscience.2015v3n2.e158
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