A Plataforma Khan Academy no ensino fundamental para aulas de matemática
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

Silva, L. L., Santos, F. M. C., & Rosa da Silva, J. (2022). A Plataforma Khan Academy no ensino fundamental para aulas de matemática : um estudo empírico. ForScience, 9(2), e01000. https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n2.e1000

Abstract

Atualmente o número de plataformas digitais direcionadas à educação tem aumentado exponencialmente, como cursos a distância, redes sociais voltadas à educação e MOOCs. Neste trabalho, um estudo com a plataforma virtual Khan Academy foi conduzido com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de escola pública para investigar se o uso de plataformas online pode potencializar o aprendizado de matemática. O estudo abrange três turmas do primeiro ano (duas Turmas Controle e uma Turma Experimental) pelo período de 3 etapas de avaliação. Após o final da primeira etapa (sem o uso da ferramenta), pôde-se observar que a Turma Experimental obteve mediana e moda abaixo das demais turmas (menor que 90%) e desvio padrão maior (0,17 contra 0,11). Além disso, uma análise entre a primeira e a terceira etapas mostra que a Turma Experimental teve melhora significativa estatisticamente nas notas. Por fim, no contexto qualitativo foi analisada a experiência dos alunos e da professora. Ela reportou que pôde acompanhar a evolução dos alunos, além de detectar em qual tópico as crianças estavam enfrentando mais dificuldades para então trabalhar com eles. Em relação aos alunos, a ferramenta permitiu que aqueles com mais facilidade em determinado tópico pudessem progredir no conteúdo enquanto que aquelas com maior dificuldade pudessem praticar mais resolvendo exercícios extras. Este estudo preliminar dá indícios que o ambiente virtual pode contribuir com o aprendizado dos alunos de maneira direcionada pelo educador, podendo ser adotado tanto em aulas presenciais quanto no ensino remoto.

Palavras-chave: Khan academy. Ambiente virtual. Ferramenta pedagógica. Matemática.

 

Khan Academy on the elementary school for math classes: an empirical study

 Abstract

Currently, there are an explosion on the number of digital platforms addressed to education such as distant learning courses, social networks related to education, and MOOCs. In this work, we conduct a study with the virtual platform Khan Academy considering students of the Elementary School in a public school to investigate whether the online platform adoption can improve math learning. This study cover three classes oh the first year (two named Control Classes and other, Experimental Class) for three evaluation stages. After the first evaluation stage (with no tools), we could observe that the Experimental Class reached median and mode lower than other classes (< 90%) and standard deviate greater (0,17 in contrast to 0,11). Moreover, an analysis on the scores between the first and third stages shows that the Experimental Class had an improvement significant statistically on the scores. Finally, in the qualitative context we analyzed the teacher and students experiences. The teacher reported that she could follow students’ performance and detect in which topic her students were facing obstacles so she could support them. Regarding students, the tool allowed those with ease of learning on a particular topic to dive deep in it, while those who faced barriers could practice on additional exercises. This preliminary work gives us some clues that the virtual environment can contribute on students learning in a guided way by the teacher, and thus, allowing to be adopted in face-to-face and remote teaching.

Keywords: Khan Academy. Virtual environment. Pedagogical tool. Mathematics.

 

https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n2.e1000
PDF (Português (Brasil))

References

BECKER, F. O que é construtivismo?: desenvolvimento e aprendizagem sob enfoque da psicologia. Porto Alegre: UFRGS – PEAD, 2009.

CARVALHO, T. A. G. de; TONINI, A. M. Desenvolvimento tecnológico e formação de competências na educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, Ouro Preto, v. 36, p. 85-92, 2017.

CORRÊA, P. M. H. A plataforma Khan Academy como auxílio ao ensino híbrido em Matemática: um relato de experiência. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) — Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KESSELRING, T. Jean Piaget. 3. ed. Caxias do Sul: Educs, 2008.

KHAN ACADEMY. KHAN ACADEMY.ORG. 2021. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/math/brazil-math-grades/pt-1-ano. Acesso em: 16 fev. 2021.

KHAN, S. Um mundo, uma escola: a educação reinventada. São Paulo: Intrínseca, 2013.

LIYANAGUNAWARDENA, T. R.; ADAMS, A. A.; WILLIAMS, S. A. Moocs: a systematic study of the published literature 2008-2012. International Review of Research in Open and Distance Learning, v. 14, p. 202-227, 2013.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

PIAGET, J. A psicologia da inteligência. Petrópolis: Vozes, 2013.

TAVARES, V. B. A. Massive open online courses (moocs): nova tendência educacional. Universidade de Brasília – Instituto de Relações Internacionais, Brasília, v. 1, p. 1-33, 2014.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Array