A formação inicial de professores de matemática no estado da questão: contribuições da Fenomenologia
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Batista, O. A. R., Silva, M. R. da C., Barros, V. L. S., & Souza, R. C. S. de. (2024). A formação inicial de professores de matemática no estado da questão: contribuições da Fenomenologia. ForScience, 11(2), e01286. https://doi.org/10.29069/forscience.2023v11n2.e1286

Abstract

O presente trabalho constitui um Estado da Questão (EQ) sobre a formação inicial de professores de matemática, sustentado em produções brasileiras embasadas no método científico da fenomenologia. Nessa perspectiva, assume-se a seguinte questão norteadora: de que forma a fenomenologia contribui para o desenvolvimento de pesquisas realizadas no Brasil que discutem a formação inicial de professores de matemática no período de 2010 a 2021? Na busca por respostas, realizou-se um EQ, sob a perspectiva de Nóbrega-Therrien e Therrien (2004), com base em trabalhos publicados no Catálogo de Teses e Dissertações (CTD) da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Como resultados, identificaram-se, por meio de movimentos interpretativos fenomenológicos, discussões voltadas para a avaliação da aprendizagem, os saberes docentes e a modelagem matemática.

Palavras-chave: Formação Inicial. Professores de Matemática. Fenomenologia.

 

The initial training of mathematics teachers in the state of the question: contributions from phenomenology

Abstract

The present work is a State of the Question (EQ, in Portuguese abbreviation) about the initial training of mathematics teachers, based on Brazilian productions that use phenomenology as scientific method. In this perspective, it assumes the following guiding question: in what way has phenomenology contributed to the development of research carried out in Brazil that discuss the initial training of mathematics teachers from 2010 to 2021? In seeking answers, an EQ was carried out, in the perspective of Nóbrega-Therrien and Therrien (2004), based on theses published in the Catalog of Theses and Dissertations (CTD) of Foundation for the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) of Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBICT). As results and through phenomenological interpretative movements, discussions focused on learning assessment, teaching knowledge and mathematical modeling were identified.

Keywords: Initial Training. Mathematics Teachers. Phenomenology.

https://doi.org/10.29069/forscience.2023v11n2.e1286
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