Influências históricas na abordagem de livros didáticos de matemática
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Cruz, A. R. B. da. (2016). Influências históricas na abordagem de livros didáticos de matemática. ForScience, 4(1), 102-113. https://doi.org/10.29069/forscience.2016v4n1.e154

Abstract

O presente artigo objetiva levar o leitor a uma reflexão da prática docente na área de matemática. Para isso, foram buscadas informações históricas sobre a década de 1970 até o presente, tanto em artigos e obras referentes ao período, como analisando livros didáticos de matemática referentes ao espaço de tempo.  No total, seis livros didáticos, variando o ano de publicação entre 1971 e 2012. Foram consultados autores como Burigo (1990), D'Ambrósio (2008), DobrovolskI (2009), Iskandar (2002), Kline (1976), Mathias (2012) e Valente (2007), para entender melhor cada momento histórico da matemática no Brasil, tendo o período indicado como referência. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de matemática também foram fundamentais para justificar a relação forte entre uma ciência e história. Espera-se que ao final da leitura esteja clara a relação da matemática com sua história, bem como a história do país e ainda, que a educação matemática é dinâmica e acompanha o momento social do país.

Palavras Chave: Livro didático. História da matemática. Abordagens contextualizadas.

Abstract

This article aims to take the reader to a reflection of mathematics teaching practice. In this purpose, historical information from 1970s to the present was sought, the search was done in articles and works for the period, beyond analyzing textbooks of mathematics related to the time slot, it was a total of six textbooks between the years 1971 and 2012. It was consulted authors as Burigo (1990), D'Ambrósio (2008), DobrovolskI (2009), Iskandar (2002), Kline (1976), Mathias (2012) e Valente (2007), to better understand each historical moment of mathematics in Brazil, having the period set by reference. The National Curriculum Parameters (PCNs) of math were also fundamental to justify the strong relationship between science and history. It is expected that at the end of reading it is clear the relationship of mathematics with its history and the history of the country and also that mathematics education is dynamic and tracks the social moment of the country.

Keywords: Textbook. Mathematics’ History. Contextualized Approaches.

https://doi.org/10.29069/forscience.2016v4n1.e154
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