Robô de baixo custo programável por voz para portadores de necessidades especiais aprenderem programação: projeto e algoritmos
PDF (Português (Brasil))

How to Cite

Jesus, A. M. (2018). Robô de baixo custo programável por voz para portadores de necessidades especiais aprenderem programação: projeto e algoritmos. ForScience, 6(1). https://doi.org/10.29069/forscience.2018v6n1.e293

Abstract

Este artigo apresenta o projeto e a implementação de algoritmos para desenvolvimento de um robô móvel educativo programável por voz. O ensino de programação, através da robótica, pode cultivar nos estudantes o interesse por disciplinas como a matemática e a física e ainda auxiliar no desenvolvimento de capacidades relacionadas ao Pensamento Computacional, que envolvem raciocínio lógico e sistemático e resolução de problemas. No entanto, crianças e jovens que são portadoras de algum tipo de deficiência física ou problemas motores relacionados as mãos  podem não ter tanta facilidade de realizar a programação de um robô educativo, por não terem possibilidades de digitar os comandos via o teclado do computador. Este artigo apresenta o projeto de um robô móvel de baixo custo programável por voz, assim como os algoritmos implementados para o sistema de reconhecimento de voz. O robô segue comandos básicos, como se movimentar, abrir e fechar uma garra para pegar objetos. O objetivo principal é auxiliar alguns portadores de certas deficiências a entender princípios de programação através de programação por voz.

Palavras-chave: Robótica educativa. Ensino de Programação. Inclusão.

Low cost robot programmable by voice for people with special needs learn to program - design and algorithms

Abstract

This article presents the design and algorithms implementations for the development of a low-cost mobile programmable by voice educative robot. The teaching of programming through robotics could cultivate in students an interest in subjects like mathematics and physics.  Robotics could also assist in the development of capacities related to Computational Thinking. Computational Thinking refers to skills related to systematic logical reasoning and problem solving. However, children and people who are carriers of some type of physical disability or hand related motor problems may not be as easily able to program a educative robot because they are unable to type commands via a computer keyboard. This article presents the design of a low cost mobile robot programmable by voice, as well as the algorithms implemented for the voice recognition system. The robot follows basic command sequences such as moving, opening and closing a claw to pick up objects. The robot may help some people with certain disabilities to understand programming principles through voice commands.

Keywords: Educational robotics. Programming Teaching. Inclusion.

https://doi.org/10.29069/forscience.2018v6n1.e293
PDF (Português (Brasil))

References

ALVES, R. M.; SAMPAIO, F. F.; ELIA, M. da F. Duinoblocks: Desenho e implementação de um ambiente de programação visual para robótica educacional. Revista Brasileira de Informática na Educação, V. 22, N. 3. 2013. Disponível em: <http://br-ie.org/pub/index. php/ wcbie/article/view/3167/2735>. Acesso em: 15 fev. 2017.

BARR, V.; STEPHENSON, C. Bringing computational thinking to K-12: what is Involved and what is the role of the computer science education community?. Acm Inroads, v. 2, n. 1, p. 48-54, 2011.Disponível em: <https://c.ymcdn.com/sites/www.csteachers.org/ resource/ resmgr/BarrStephensonInroads Article.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2017.

COSTELLA, L.; LICKS, G. P.; TEIXEIRA, A. Uma solução livre e de baixo custo para prática e aprendizagem de programação e robótica. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO-SBIE). 27., 2016, Uberlândia, MG. Anais...Uberlândia, MG., UFU, 2016. p. 846.

COMPUTER SCIENCE TEACHERS ASSOCIATION-CSTA; STANDARTS FOR COMPUTER SCIENCE EDUCATOR-ISTE. Computational thinking teacher resources. 2011. Disponível em: <http://csta.acm.org/curriculum/sub/compthinking.html>. Acesso em: 15 fev. 2017.

DEUS, C. F. de et al. Desenvolvimento de um Robô de Baixo Custo Programável por Voz para Portadores de Necessidades Especiais. In: MOSTRA NACIONAL DE ROBÓTICA. 4., 2014, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SP., UNESP, 2014. p. 328-331.

FERREIRA, L. A. C.; JESUS, Â. M. de; RUFO, M. C.; SANTOS, F. M. Se-Robô: Aplicativo para Robótica Educacional de Baixo Custo. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION (SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO-SBIE). 27., 2016, Uberlândia, MG. Anais...Uberlândia, MG., UFU, 2016. p. 1285.

GOOGLE. Cloud Speech API. Disponível em: <https://cloud.google.com/speech/?hl=pt-br> Acesso em: 15 jul. 2017.

MICROSOFT. Microsoft Speech API. Disponível em: <https://msdn.microsoft.com/en-us/ library/ee125663(v=vs.85).aspx> Acesso em: 15 jul. 2017.

MIRANDA, L. C. de; SAMPAIO, F. F.; BORGES, J. A. dos S. Robofácil: especificação e implementação de um kit de robótica para a realidade educacional brasileira. Brazilian Journal of Computers in Education, v. 18, n. 03, p. 46, 2011.Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2017.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 1993. p. 220.

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, mar. 2006. Disponível em: <https://www.cs.cmu.edu/~15110-s13/Wing06-ct.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2017.