Utilização do índice de bulbo úmido e termômetro de globo no ensino de transferência de calor para cursos de graduação na área de exatas
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Oliveira, S. de. (2018). Utilização do índice de bulbo úmido e termômetro de globo no ensino de transferência de calor para cursos de graduação na área de exatas. ForScience, 6(3). https://doi.org/10.29069/forscience.2018v6n3.e435

Abstract

A utilização de experimentos no processo ensino-aprendizagem está cada vez mais presente no atual cenário acadêmico, para tanto, o autor propõe a utilização de um experimento técnico, IBUTG, como material potencialmente significativo para aulas de Transferência de Calor em cursos de graduação na área de exatas, justificando-se pela sua importância acadêmica, podendo auxiliar tanto professores quanto estudantes sobre o uso de recursos que contribuem pedagogicamente para a efetiva aprendizagem. Ao final da pesquisa, conclui-se que o experimento em análise pode ser usado de forma a fornece aos professores da área, orientações pedagógicas que agreguem substancialmente formas inovadoras para que o processo ensino aprendizagem torne-se efetivo, da mesma forma que a metodologia por projetos oferece alternativa para que um experimento técnico possa ser utilizado em sala de aula.

Utilization of the wet bulb globe temperature, wbgt, in teaching of the heat transfer for graduation courses in  exact sciences

Abstract

This paper has the objective propose the use of a technical experiment known as Wet-bulb globe temperature, WBGT, as potentially significant material for Heat Transfer classes in undergraduate courses in exact sciences, and its research methodology based on Ausubel learning theory and methodology for projects. The results show that the experiment is a strong experimental material for use in the classroom, having a set of relevant concepts that enable its connection with the new information to be learned and substantially corroborating the innovative path to the teaching learning process.

Keywords: Heat transfer. WBGT. Physics teaching.

https://doi.org/10.29069/forscience.2018v6n3.e435
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