Avaliação integrada ao processo ensino-aprendizagem em Ciências: uma proposta aplicada aos anos finais do Ensino Fundamental
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Braga, P. B., & Alves, A. G. (2020). Avaliação integrada ao processo ensino-aprendizagem em Ciências: uma proposta aplicada aos anos finais do Ensino Fundamental. ForScience, 8(1), e00716. https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n1.e716

Abstract

Neste trabalho, discutimos a avaliação como parte do processo ensino-aprendizagem. Até a década de 80, as provas escritas, sendo elas discursivas ou objetivas, eram o elemento central do processo de avaliação, sendo consideradas o único método para se avaliar. Porém, a partir da década de 90, a comunidade educacional começou a perceber que a avaliação deveria ir além do seu caráter classificatório passando a ser um procedimento diagnóstico e somativo. Para isso, a avaliação deve estar aliada aos processos de ensino e aprendizagem, sendo um processo bem mais abrangente denominado Ensino-Aprendizagem-Avaliação (ONUCHIC; ALLEVATO, 2011). Dessa maneira, faz-se necessário repensarmos as práticas em sala de aula e buscarmos alternativas que integrem esses três importantes mecanismos. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi verificar a funcionalidade de um método de avaliação que promova a aprendizagem dos alunos. Relatamos uma experiência de avaliação realizada com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, utilizando a Avaliação por observação com intervenção imediata no ensino de Ciências aliada ao método de Resolução de problemas. Apesar desse método de avaliação ainda ser pouco utilizado, principalmente no Ensino fundamental, concluímos que é uma metodologia eficaz de avaliação que pode ser utilizada na promoção da aprendizagem, inclusive no ensino de Ciências.

Palavras-chave: Avaliação. Ensino-Aprendizagem-Avaliação. Resolução de problemas.

 

Integrated evaluation of the teaching-learning process in science: a proposal applied to the final years of elementary school

Abstract

In this article, the evaluate as component of the teaching-learning process was discussed. Until the 1980s, written tests (whether discursive or objective), were the central element for the evaluation process, being considered the unique method for this purpose. However, from the 90's, the educational community realized that the evaluation should overcome its classificatory character, becoming a diagnostic and summative procedure. For this purpose, the evaluation must be connected to the teaching and learning processes, as a much more comprehensive process, namely Teaching-Learning-Assessment (Onuchic; Allevato, 2011). In this sense, it's necessary to rethink classroom practices, and look for alternatives that could integrate these three important mechanisms. In this way, the aim of the present paper was to verify the functionality of an evaluation method, which could promotes students learning. It was reported an evaluation experience with the final years of Elementary School students, using the Observation Assessment with immediate intervention in the Sciences teaching, associated to the Problem Solving method. Although this evaluation method is not largely used, mainly in Elementary School, this assessment methodology was reported as effective, which can be employed to promote learning,  including in Science teaching.

Keywords: Evaluate. Teaching-Learning-Assessment. Problem Solving method.

https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n1.e716
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