Abstract
Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma pesquisa de campo realizada com ex-alunos dos cursos técnicos ofertados pelo IFMG – Campus Avançado Itabirito referente ao caráter profissionalizante desses cursos. A motivação dessa pesquisa é resultado de uma percepção dos autores, desenvolvida na atuação docente nos cursos técnicos, no que diz respeito à baixa procura por estágio de nível técnico e o ingresso imediato em cursos superiores. Dessa forma, a pesquisa de campo realizada buscou o levantamento de números e das principais razões apontadas pelos ex-alunos na escolha por eles tomadas. A análise dos resultados mostra que apesar da maioria dos ex-alunos discordarem da obrigatoriedade do Estágio Supervisionado, muitos deles entendem que o estágio é uma atividade muito importante na formação e na empregabilidade e apontam justificativas para a não procura por estágio durante a realização do curso ou após sua conclusão, já que o componente estágio supervisionado é optativo na grade curricular. A pesquisa também evidenciou o alto grau de interesse pela continuidade na formação acadêmica-profissional, bem como a diversidade de áreas de interesses, agrupadas aqui em três grupos: tecnologia, humanas e saúde. Apesar dessa diversidade observou-se uma tendência maior pelo prosseguimento da formação nas áreas correlatas ao curso. Ao final do artigo são apresentadas análises reflexivas sobre os resultados encontrados e são traçadas propostas que visam ampliar o interesse e condições para realização de estágio na expectativa de contribuir na melhoria da capacitação técnica profissionalizante de nível médio dos estudantes.
Palavras-chave: Estágio supervisionado. Empregabilidade. Profissionalizante.
Analysis of the professional feature of the technical courses of IFMG - Campus Avançado Itabirito
Abstract
This paper aims to present results of a field research carried out with former students of technical courses offered by the IFMG - Campus Avançado Itabirito regarding the professional feature of courses. The motivation for this research is due to the authors' perception, developed by teaching in technical courses, with regard to the low demand for technical level internships and the immediate entry into higher education courses. Thus, the research aimed to show the numbers and the main reasons pointed out by the former students in their choice. The analysis of the results shows that although most alumni disagree with the mandatory supervised internship to conclude the secondary education, many of them understand that the internship is a very important activity in their professional qualification and employability. They point out justifications for not search for internship during the course or after its conclusion, since the supervised internship component is optional in the curriculum. The research also showed a high level of interest in continuing academic and professional education, as well as the diversity of interest areas, classified into three groups: technology, humanities and health. Despite this diversity, there was a trend towards to the higher education in areas related to the technical course. Finally, this paper presents reflective analyzes of results and proposals are given in order to provide the expansion of interest and conditions for conducting an internship. In this way, there is an expectation of contributing to the improvement of the technical and professional qualification of the technical high school students.
Keywords: Supervised Internship. Employability. Professionalizing.
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