Avaliação contínua de aprendizagem e o uso de jogos educativos no ensino de química
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Caldas, P. C. de P., & Fonseca, V. L. B. (2021). Avaliação contínua de aprendizagem e o uso de jogos educativos no ensino de química: um estudo do kahoot! Quiz com estudantes do ensino médio. ForScience, 9(2), e00920. https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n2.e920

Abstract

Inúmeras são as ferramentas que o professor pode usar no processo de ensino e aprendizagem. Dentre elas, a avaliação formativa, aquela que ocorre ao longo do processo e que tem por finalidade o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, sendo seus resultados um guia para as futuras ações do professor. Este trabalho apresenta os benefícios e as dificuldades da aplicação do Kahoot! Quiz como um modelo de avaliação formativa. Por meio deste jogo, os alunos puderam ser avaliados divertindo-se ao longo do processo, sem que a parte educativa fosse preterida. É uma pesquisa de caráter qualitativo na qual foi feito um estudo de caso com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio do IFMG - Campus Congonhas no ano de 2019, na disciplina de Química I.

Palavras-chave: Kahoot! Quiz. Avaliação formativa. Jogos didáticos Online.

Continuous learning assessment and the use of educational games in chemistry classes: quiz with high school students

Abstract

The teacher can use countless tools in the teaching and learning processes. Among them, the formative assessment, the one that occurs throughout the process, has the purpose of monitoring the students' development and its result is a guide for the teacher future actions. This research will present the benefits and difficulties of applying Kahoot! Quiz as a formative assessment. Through this game, students could be evaluated and having fun throughout the process, without the educational part being neglected. It is a qualitative research in which a study was conducted with the students of the first year of high school at IFMG-campus Congonhas in 2019, in the Chemistry I discipline.

Keywords: Kahoot Quiz. Formative assessment. Educational Online Games.

 

 

 

https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n2.e920
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