Ensino remoto emergencial no IFMG
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Teixeira, A. R. F., Rocha, D. N., & Pereira, C. A. (2021). Ensino remoto emergencial no IFMG : desafios para a gestão escolar. ForScience, 9(2), e00941. https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n2.e941

Abstract

A pandemia de COVID-19 mudou a configuração de diversos processos, desde os mais simples até os mais complexos, em suas diversas formas, em vários setores. A reestruturação da organização escolar, principalmente na execução de seus currículos por um modelo adequado à realidade local, é um desafio para todas as instituições de ensino. Este trabalho tem o objetivo de identificar os modelos utilizados no Ensino Remoto Emergencial (ERE) adotados nos diversos campi do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) para os cursos técnicos integrados ao ensino médio. Como instrumento para coleta de dados, utilizou-se questionário online direcionado ao Diretor de Ensino do campus. Ao final, a análise das respostas apresentou uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa). Observou-se que o modelo ERE predominante no IFMG foi a oferta simultânea de todas as disciplinas, com a disponibilização dos seus conteúdos divididos em blocos. Conclui-se que a variedade dos modelos de ERE adotados pelos campi evidencia o compromisso em buscar o modelo que melhor atendesse a comunidade escolar, dentro dos limites e das possibilidades da equipe e dos estudantes, mantendo o compromisso em zelar pela qualidade do ensino.

Palavras-chave: Instituto Federal. Ensino Técnico Integrado. Ensino Remoto Emergencial.

 

Emergency remote teaching at IFMG: challenges for school management

Abstract

The COVID-19 pandemic changed the configuration of many processes, from the simplest to the most complex, in their various forms in various sectors. The restructuring of the school organization, mainly in the execution of its curriculum according to a model adequate to the local reality, is a challenge for all educational institutions. This work aims to identify the models used in Emergency Remote Teaching adopted in the various campuses of the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG) for technical courses integrated with high school. An online questionnaire directed to the Campus Education Director was used as an instrument for data collection. In the end, the analysis of the responses presented a mixed approach (qualitative and quantitative). It was observed that the predominant ERE model at the IFMG was the simultaneous offer of all subjects, with the availability of their contents divided into blocks. It  is concluded that the variety of ERE models adopted by the campuses shows the commitment to seek the model that best served the school community, within the limits and possibilities of staff and students, maintaining the commitment to ensuring the quality of education.

Keywords: Federal Institute. Integrated Technical Education. Emergency Remote Teaching.

https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n2.e941
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