A profissão docente durante a pandemia
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Martins, S. P., & Santos, M. J. dos. (2021). A profissão docente durante a pandemia: contribuições de um curso de formação continuada sobre as TDICs na educação. ForScience, 9(2), e00943. https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n2.e943

Abstract

O presente trabalho descreve as repercussões de um curso de formação continuada sobre as TDICs aplicadas às ferramentas digitais e suas potencialidades para o desenvolvimento das atividades educacionais em tempos de ensino remoto. A pandemia fez com a educação se reestruturasse e a busca por uma Alfabetização Tecnológica foi intensificada, uma vez que, as aulas presenciais foram paralisadas. Assim, buscando desenvolver uma educação ativa, centrada no desenvolvimento de situações de aprendizagem colaborativas, foi estruturado um curso de formação continuada com o objetivo de dialogar, por meio de ferramentas digitais, sobre os tensões e desafios que atingem a educação no tempo atual. O curso apresentou cerca de 29 ferramentas digitais distribuídas em oito encontros. Para esse trabalho, realizou-se uma pesquisa qualitativa visando compreender as interações dos professores cursistas com três das ferramentas trabalhadas. A partir dessa análise, observou-se a importância de se trabalhar com as tecnologias na atualidade e de desenvolver práticas de ensino que estimulem um senso crítico e reflexivo dos estudantes. Ainda, o curso propiciou debates importantes sobre a (des)romantização da profissão docente e suas implicações na formação de professores utilizando as tecnologias trabalhadas, apontando para a necessidade de formação continuada no momento atual, sobretudo aquelas que discutem as múltiplas articulações entre as TDICs e a educação durante a pandemia.

Palavras-chave: Ensino remoto. Formação continuada de professores. TDICs.

 

The teaching profession during the pandemia: contributions of a continued formation course using dicts in education

Abstract

This paper describes the repercussions of a continued formation course about the DICTs applied to digital tools and their capabilities in the development of educational activities during remote teaching. The pandemic caused a reorganization in the educational area and the search for a Technological Literacy was intensified as the presential classes were paralised. Therefore, aiming to develop an active education centered on the development of situations tackling collaborative learning, a course of continued formation was created to propose a reflection between the use of digital tools and the tensions and challenges in education during recent times. The course presented around 29 digital tools distributed in eight meetings. In this paper, a qualitative research was conducted to comprehend the interactions between teachers and three of these tools. From this analysis, it is possible to observe the importance of working with technologies and develop teaching strategies that stimulate a critical and reflexive sense in students, especially nowadays. Also, the course facilitated important debates de-romanticizing what it means to be a teacher and its implications in the formation of new teachers from the usage of these technologies, pointing the necessity of a continuous formation, especially those that discusses the many articulations between DICTs and the development of an education that brings teacher leadership upfront.

Keywords: Remote teaching. Continued formation of teachers. DICTs.

https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n2.e943
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