A filosofia nos cursos de licenciatura em matemática do IFMG
PDF (Português (Brasil))

Cómo citar

Soares, D. J. M., Lara, E. de Ávila e, Soares, T. E. A., Fonte, S. S. D., & Santos, W. dos. (2021). A filosofia nos cursos de licenciatura em matemática do IFMG: análise, reflexões e uma proposta de ensino. ForScience, 9(2), e01002. https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n2.e1002

Resumen

Neste artigo, pretendemos investigar como a temática filosófica é tratada nos cursos de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), presentes nos campi de Formiga e São João Evangelista. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório, subsidiada pela análise documental a partir de consultas aos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Em ambos, observamos a falta de uma abordagem mais abrangente do tema, o que nos levou a propor a inclusão de uma disciplina voltada para a Filosofia da Matemática na grade curricular. Essa disciplina consideraria aspectos históricos, socioculturais e científicos da construção da Matemática enquanto Ciência e daria ênfase às contribuições dos principais filósofos para o seu desenvolvimento, destacando o pioneirismo de Tales de Mileto e Pitágoras, nas demonstrações geométricas, e o protagonismo de Platão, Aristóteles, René Descartes e Immanuel Kant. Além disso, ela discutiria acerca de três correntes filosóficas - Logicismo, Intuicionismo e Formalismo – e o modo com que elas trazem para si uma discussão sobre o pensar a Matemática. Esperamos que este artigo promova um debate entre os professores e gestores dos cursos, considerando que a Matemática, que hoje conhecemos, é fruto de todo um processo filosófico de elaboração e reelaboração de si mesma.

Palavras-chave: Filosofia. Filosofia da matemática. Educação matemática.

 

Philosophy in undergraduate mathematics ifmg courses: analysis, reflections and a teaching proposal

Abstract

In this paper, we initially intend to investigate how the philosophical theme is treated in the Mathematics Graduation courses from the Federal Institute of Minas Gerais (IFMG), in Formiga and São João Evangelista campi. The methodological procedure adopted was the exploratory research, through a documentary analysis carried out in the courses Pedagogical Projects. In both, we noted that the theme approach was deficient, which led us to propose the inclusion, in the curriculum, of a discipline focused on Mathematics Philosophy. This discipline will consider historical, sociocultural and scientific aspects of Mathematics construction as a science, and it will emphasize the contributions of leading philosophers to their development, highlighting the pioneering spirit of Tales of Miletus and Pythagoras in geometric demonstrations, and in the role of Plato, Aristotle, René Descartes and Immanuel Kant. In addition, it is intended to discuss about three philosophical currents – Logicism, Intuitionism and Formalism –, and the way in which they promote a discussion about Mathematics thought. It is hoped that this paper will promote a debate between teachers and course managers, considering that the Mathematics, that we know today, is the result of a whole philosophical process of itself elaboration and re-elaboration.

Keywords: Philosophy. Mathematics philosophy. Mathematical education.

https://doi.org/10.29069/forscience.2021v9n2.e1002
PDF (Português (Brasil))

Citas

ALVES, F. R. V. Filosofia das ciências e da matemática. Fortaleza: UAB/IFCE, 2011. 166 p.

ARRUDA, E. J. A concepção de Jacob Klein sobre a transição da aritmética na época do renascimento e suas implicações para educação Matemática. 2014. 384 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, 2014.

BARKER, S. E. Filosofia da matemática. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.

BICUDO, M. A. V. GARNICA, A. V. M. Filosofia da educação matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BIDA, M. C. S.; SANTOS, P. A. dos. Os cinco sólidos de Platão no campo da geometria. 2015. 34p. Trabalho de Conclusão de Estágio (Licenciatura em Matemática) – Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, Ivaiporã, 2015.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Duração e carga horária dos cursos de licenciatura. Resolução CNE/CP nº. 02/2002. Brasília, 19 de fevereiro de 2002.

BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 1, 30/12/2008.

BOYER, C. B. História da matemática. 2. ed. São Paulo: Edgard Blucher Ltda, 1996.

CHATEAUBRIAND, O. Lógica, ontologia e epistemologia: metafísica contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2007. p. 135-160.

CORNELLI, G.; COELHO, M. C. M. Quem não é geômetra não entre!. Geometria, filosofia e platonismo. Kriterion, Belo Horizonte, v. 48, n. 116, p. 417-435, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-512X2007000200009#nt20. Acesso em: 24 fev. 2021.

CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 24. ed. Campinas: Papirus, 2013.

D’AMBROSIO, U. Priorizar história e filosofia da matemática na educação. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2011, Recife. Anais[...]. Recife, 2011.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Ed 34, 1992.

DUARTE, N. Relações entre ontologia e epistemologia e a reflexão filosófica sobre o trabalho educativo. Perspectiva, Florianópolis, v. 16, n. 29, p. 99-116, 1998. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10579. Acesso em 24 fev. 2021.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Campinas: Unicamp, 2004.

FEARN, N. Aprendendo a filosofar em 25 lições: do poço de Tales à desconstrução de Derrida. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

GOTTSCHALK, C. M. C. Fundamentos filosóficos da Matemática e seus reflexos no contexto escolar. International Studies on Law and Education, São Paulo, v. 18, p. 73-82, 2014.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) – Campus Formiga. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. 2019. Disponível em: https://www.formiga.ifmg.edu.br/documents/2019/Cursos/Matematica/PPCs/Mat_PPC_2019_atualizado_ABRIL_2019.pdf. Acesso em: 24 jul. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) – Campus São João Evangelista. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. 2019. Disponível em: https://www.sje.ifmg.edu.br/portal/images/artigos/cursos/matematica-licenciatura/Vers%C3%A3o_Final_PPC_Licenciatura_em_Matem%C3%A1tica_2019.pdf. Acesso em: 24 jul. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) – Portal Online. Sobre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/portal/acesso-a-informacao/corregedoria-arquivos/imagem/mapasitefinal.png/view. Acesso em: 24 maio 2021.

JULIANI, R. T. Geometria: a busca pela episteme perdida. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

LARA, E. A.; SOARES, D. J. M. Uma proposta de diálogo à racionalidade: uma análise e reflexão sobre as contribuições desta teoria à sociedade. Boletim GEPEM, Seropédica, n. 77, 2020.

MACHADO, S. R. C. Contribuições da filosofia grega ao ensino da matemática. In: SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE MATEMÁTICA, 13., 2008, Pato Branco. Anais[...]. Pato Branco, 2008.

MATTOS, D. Filosofia e lógica. 2. ed. Niterói: Universo, 2010. 218p.

MEDEIROS, M. F. Ambiente virtual de aprendizagem na educação contemporânea: avaliando o binômio ensino-aprendizagem a partir da análise de conceitos de aprendizagem de Vygotsky e dos princípios do método cartesiano. Revista Dissertar, Rio de Janeiro, v. 1, n. 32, 2019.

MLODINOW, L. A janela de Euclides: a história da geometria, das linhas paralelas ao hiperespaço. São Paulo: Geração, 2010.

MONDINI, F. O logicismo, o formalismo e o intuicionismo e seus diferentes modos de pensar a matemática. EBRAPEM, Campina Grande, v. 12, p. 1-10, 2008.

MUTTI, G. S. L. et al. Logicismo, intuicionismo e formalismo: uma análise de documentos das licenciaturas em Matemática das universidades públicas paranaenses. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 21, n. 2, 2019.

OLIVEIRA, S. O sudário e o rosário: Arthur Bispo entre mistérios dolorosos e gloriosos. Ide, São Paulo, v. 39, n. 62, p. 45-59, 2016.

SAVIANI, D. A filosofia na formação do educador. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Campinas: Autores Associados, p. 17-30, 1973.

SCARIOTTO, V. J. A importância da filosofia para educação. 2007. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) – Centro Universitário Claretiano, São José dos Campos, 2007.

TOMAZINI, A. S. Análise e percepção da discalculia no cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação Básica, Belo Horizonte, v. 3, n. 8, 2018. Disponível em: http://pensaraeducacao.com.br/rbeducacaobasica/wp-content/uploads/sites/5/2018/06/04-Tomazini-ANÁLISE-E-PERCEPÇÃO-DA-DISCALCULIA-NO-COTIDIANO-ESCOLAR.pdf. Acesso em: 24 fev. 2021.

VASCONCELOS, Y. Os 10 filósofos mais importantes da história. Revista Superinteressante, São Paulo, 2015. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/os-10-filosofos-mais-importantes-da-historia/. Acesso em: 24 jul. 2020.

WINTERBOURNE, A.T. A construção e o papel do esquematismo na filosofia da matemática de Kant. Trans/Form/Ação, Marília, v. 13, p. 107-121, jan. 1990. Disponível em: http://http://www.scielo.br/pdf/trans/v13/pt_v13a08.pdf. Acesso em: 24 jul. 2020

Creative Commons License

Esta obra está bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Derechos de autor 2021 Array