Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar os dados de uma pesquisa que buscou identificar as aprendizagens matemáticas que são oportunizadas em sala de aula quando alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participam de práticas sociais configuradas por uma pesquisa de opinião. O material empírico foi organizado a partir de uma observação participante, de seis meses, em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da região metropolitana de Belo Horizonte. Ao longo desse período, as crianças produziram uma pesquisa de opinião, com o tema Serviços Públicos, na disciplina de Geo/História. Para a análise, foram acionados autores do campo da Educação, da Educação Matemática e da Antropologia Cultural. A partir da perspectiva da aprendizagem como/na prática, ferramentas de análises foram empregadas para caracterizar práticas, identificar as relações estabelecidas pelas crianças e perceber mudanças de participação para, assim, indicar os indícios de aprendizagem que foram oportunizados pela prática envolvendo a pesquisa de opinião. Concluiu-se que, desenvolver uma pesquisa de opinião, a partir de um contexto de produção, favoreceu que aprendizagens ocorram em práticas sociais situadas, em práticas de numeramento, em que modos de usar conceitos, procedimentos e linguagem associados à matemática estão presentes.
Palavras-chave: Práticas de numeramento. Pesquisa de opinião. Aprendizagem.
Learnings in an opinion research: a view from numeracy practices
Abstract
This paper aims to present data from a research that sought to identify the mathematical learning that is provided in the classroom when students of the 3rd year of Elementary School participate in social practices configured by an opinion research. The empirical material was collected through observation, for six months, in a class of children from the 3rd year of a Public Elementary School in the metropolitan area of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil. During this period, the children produced an opinion research with the theme Public Services, within the discipline of Geography/History. Authors from the fields of Education, Mathematics Education and Cultural Anthropology were used for the analysis. Under the influence of a relational perspective of learning on social practice, analysis tools were used to characterize practices, identify the relationships established by the children, perceive changes in participation, and then to indicate the signs of learning that were made possible by the practice of opinion research. It was concluded that when developing an opinion research, from a production context, it favors learning to occur in situated social practices, of numeracy practices, which are permeated by concepts, procedures and language associated to Mathematics.
Keywords: Numeracy practices. Opinion research. Learning.
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