Educação inclusiva
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Santos, R. M. M. dos. (2024). Educação inclusiva: características semelhantes e divergentes em tdah e altas habilidades/superdotação em uma instituição federal de ensino . ForScience, 11(1), e01182. https://doi.org/10.29069/forscience.2023v11n1.e1182

Resumen

Este estudo objetiva apresentar, aos educadores e demais profissionais que atuam na dinâmica escolar, as características de comportamentos semelhantes e divergentes em estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)[1] e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Verificamos que as atitudes peculiares ao transtorno, tais como agitação constante, problemas em permanecer sentado, distração, respostas impulsivas, dificuldade em terminar tarefas, desorganização e exposição a riscos, também podem ser observadas em alunos com AH/SD. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa e com estudos de casos, nos quais a impulsividade e a hiperatividade podem ser características de ambos os quadros, mas se diferenciam principalmente em relação à frequência e à intensidade, assim como às ocasiões. Acreditamos que tais informações, além de contribuírem para evitar os prejuízos educacionais, permitem oferecer suporte, apoio e formação continuada àqueles que trabalham na área da educação.

Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação. TDAH. Semelhanças. Divergências. Educação Inclusiva.

 

Inclusive education: similar and divergent characteristics in adhd and high skills/giftedness on a federal educational institution

Abstract

This study aims to present to educators and other professionals who work in the school environment the characteristics of similar and divergent behaviors in students with High Abilities/Giftedness (HA/GN) and Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). We verified that peculiar attitudes characteristic of this disorder, such as constant agitation, difficulty in remaining seated, distraction, impulsive responses, difficulty in completing tasks, disorganization, and exposure to risks, can also be observed in students with HA/GN. Hence, it is a qualitative and case study work, in which impulsivity and hyperactivity may be characteristics of both conditions, but they differ mainly in terms of frequency and intensity, as well as the occasions. We believe that such information, in addition to contributing to avoid further educational damage, allows for providing support, promoting assistance, and continuous training to those who work in the field of education.

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Keywords: High Abilities/Giftedness. ADHD. Similarities. Divergences. Inclusive Education.

https://doi.org/10.29069/forscience.2023v11n1.e1182
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Citas

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