Resumen
Esse artigo delineia um estudo de caso abordando a aplicação de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), no processo de ensino e aprendizagem de algoritmos. O estudo foi realizado em um curso de nível técnico de informática no Instituto Federal de Minas Gerais. Este trabalho concentra-se na utilização de softwares que propõem desafios algorítmicos e são capazes de analisar as soluções sugeridas pelos usuários. Ao empregar essas ferramentas, os estudantes têm a capacidade de verificar suas ideias e conceitos praticamente em tempo real. O texto lista algumas alternativas de software, seleciona a ferramenta denominada Beecrowd e faz uma análise da percepção de um grupo de alunos voluntários em relação à escolha. Os resultados mostram que a ferramenta pode ser uma boa opção para ajudar no ensino de conceitos básicos de programação.
Palavras-chave: TIC. Aprendizagem de algoritmo. Educação.
Abstract
A case study of the Beecrowd tool as information and communication technology in algorithm learning
This article outlines a case study addressing the application of Information and Communication Technology (ICT) in the teaching and learning process of algorithms. The study was conducted in a computer science technical course at the Federal Institute of Minas Gerais. This work focuses on the use of software that proposes algorithmic challenges and is capable of analyzing solutions suggested by users. By employing these tools, users have the ability to verify their ideas and concepts virtually in real-time. The text explores various software alternatives, selects the tool named Beecrowd, and concludes with an analysis of the perception of a group of volunteer students regarding this choice. The results indicate that the tool can be a suitable choice to assist in teaching basic programming concepts.
Keywords: ICT. Algorithm’s learning. Education.
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