O uso do software geogebra no ensino das funções afim e quadrática: uma experiência com aluns do 2º ano do ensino médio
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Braz, L. H. C., & Castro, G. T. de. (2018). O uso do software geogebra no ensino das funções afim e quadrática: uma experiência com aluns do 2º ano do ensino médio. ForScience, 6(1). https://doi.org/10.29069/forscience.2018v6n1.e338

Resumen

O presente trabalho tem o propósito de apresentar resultados obtidos em uma experiência envolvendo o uso de tecnologias no ensino de Matemática na Educação Básica. A partir da literatura consultada, considera-se que a inserção das tecnologias no ambiente de ensino possibilita que os alunos construam seus próprios conhecimentos e assumam um papel ativo nesta construção, ou seja, colocam o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem.  Buscando ilustrar sua utilização e benefícios em sala de aula, foi planejada e desenvolvida uma atividade para o estudo das funções afim e quadrática, que faz uso do software GeoGebra. A proposta, cujo objetivo principal era investigar as variações gráficas ocasionadas pelas alterações nos coeficientes das funções afim e quadrática, foi aplicada em uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado aos cursos técnicos em Informática, Administração e Eletrotécnica, matriculados na disciplina Dependência Orientada de Matemática I, de uma escola pública de Formiga (MG). A escolha do software GeoGebra se deve, em especial, às suas características serem favoráveis ao ensino de funções, conforme aponta a literatura, pois este propicia aos discentes o desenvolvimento de ações como manipular, observar, visualizar, experimentar, conjecturar e verificar. Os resultados mostraram que o uso do software GeoGebra contribuiu significativamente para a compreensão dos conceitos envolvidos, para o desenvolvimento da capacidade de análise, raciocínio lógico e argumentação, para a socialização e colaboração dos discentes durante o desenvolvimento da atividade, para a motivação para o estudo e para a inserção dos estudantes em um ambiente de ensino com uso de tecnologias.

Palavras-chave: Matemática. Tecnologias. GeoGebra.

The use of softwares geogebra in the teaching of linear and quadratic functions: an experience with students of the 2nd yar of middle school

Abstract

This paper  has as objectives show the results obtained from an experiment involving the use of technologies in Mathematics teaching in Basic Education. From the literature, it is considered that the insertion of the technologies in the teaching environment allows the students to build their own knowledge and take an active role in this construction, that is, put the student at the center of the teaching and learning process. In order to illustrate its use and benefits in the classroom, an activity was planned and developed to study the linear and quadratic functions that make use of GeoGebra software. The proposal, which main objective was to investigate the graphical variations caused by changes in linear and quadratic function coefficients, was applied in a class of students of the 2nd year of High School Integrated to the technical courses in Computer, Administration and Electrotechnology, enrolled in the discipline Dependence Oriented of Mathematics I, of a public school of Formiga (MG). The choice of GeoGebra software is due, in particular, to its characteristics, which are favorable to the teaching of functions, as the literature points out, since it provides students with the development of actions such as manipulating, observing, visualizing, experimenting, conjecture and verifying. The results showed that the use of GeoGebra software contributed significantly to the understanding of the concepts involved, to the development of the capacity for analysis, logical reasoning and argumentation, for the socialization and collaboration of the students during the development of the activity, for the motivation for the study, for the insertion of the students in an environment of teaching using technologies.

Keywords: Mathematics. Technology. GeoGebra.


 
https://doi.org/10.29069/forscience.2018v6n1.e338
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