Ecoinovação como vantagem competitiva: um estudo de caso da Dell INC.
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Silva, J. P. N. da, Ferreira, V. H. S., Gandia, R. M., Antunes, L. G. R., & Sugano, J. Y. (2018). Ecoinovação como vantagem competitiva: um estudo de caso da Dell INC. ForScience, 6(3). https://doi.org/10.29069/forscience.2018v6n3.e412

Resumen

O aumento das preocupações do mercado com as atividades sustentáveis gera oportunidades para o posicionamento das organizações, uma vez que esse posicionamento pode manter a empresa mais competitiva frente aos seus concorrentes. Dessa forma, faz-se necessário entender profundamente o fenômeno da ecoinovação (ou inovações sustentáveis), uma vez que tal tema proporciona diferencial competitivo aos negócios, bem como re-determina as bases econômicas vigentes. É sob esse contexto que se estabelece o objetivo deste artigo, que busca apresentar a prática de ecoinovação da Dell Inc. e revelar como ela pode se tornar fonte de vantagem competitiva para a referida empresa. Assim, partiu-se de um estudo descritivo-exploratório, com uso do estudo de caso, no qual foram coletados dados por meio de uma entrevista semiestruturada e pesquisa documental no Plano Dell 2020. Os principais resultados obtidos foram: a empresa estudada apresenta elevado índice de práticas ecoinovativas e ao mesmo tempo visão, oportunidades e novos mercados por praticar tais inovações sustentáveis. Esses achados se encontram alinhados com a literatura sobre a respectiva temática.

Palavras-Chave: Inovação. Ecoinovação. Dell. Vantagem Competitiva.

Ecoinnovation as a competitive advantage: a case study of Dell INC.

Abstract

The rising market concerns on sustainable activities create opportunities for the firms’ positioning, which can use these to increase competitiveness. However, it is necessary to understand deeply the phenomenon of eco-innovation (or sustainable innovations) in order to leverage competitive assets and keep to date with the economic trends. This article presents a case study of eco-innovation practices at Dell Inc., seeking to understand how these can become a source of competitive advantage for the firm. A descriptive-exploratory study was carried out, in which data were collected through a semi-structured interview and a documentary research on the Dell 2020 Plan. In accordance with the reviewed literature, the results indicate that Dell presents a high index of eco-innovative practices and, at the same, it presents visions, new opportunities and new markets due to these same practices.

Keywords: Innovation. Eco innovation. Dell. Competitive advantage.

https://doi.org/10.29069/forscience.2018v6n3.e412
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