Avaliação de materiais didáticos propostos pelo plano de ação nacional em auxílio da conservação do lobo-guará (Chrysocyon brachiurus)
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Souza, S. R., Ribeiro, S. M., Neto, R. O. L., Marques, S. C. M., & Melo, I. B. N. (2020). Avaliação de materiais didáticos propostos pelo plano de ação nacional em auxílio da conservação do lobo-guará (Chrysocyon brachiurus). ForScience, 8(1), e00511. https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n1.e511

Resumen

No segundo maior bioma do Brasil, o Cerrado, um importante animal endêmico está em risco de extinção, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), espécie guarda-chuva. Sua conservação tem impacto direto na proteção de outros animais que ocorrem na mesma área, além de ele mesmo ser importante dispersor de sementes, recebendo o título de “semeador do Cerrado”. Visando identificar fragilidades, propor e orientar ações para combater ameaças à fauna, o Plano de Ação Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção do Lobo Guará (PAN-LG) foi criado, mas não se sabe quais ações propostas por ele para aumentar a eficiência na educação da conservação do lobo-guará foram cumpridas. Por isso, os objetivos desse artigo foram: (1) levantar e buscar os materiais didáticos sobre o lobo guará e seu habitat propostos pela ação 1.3 do PAN-LG; (2) verificar quais destes materiais foram realizados e analisá-los qualitativamente; (3) concluir se estes somaram para a conscientização sobre a importância dessa espécie, sendo objetos passíveis de educação ambiental. Para tanto, a metodologia escolhida é utilizada para avaliar situações de difícil mensuração: a cada elemento avaliado, recebe uma pontuação, e o resultado total desse valor enquadrará esse material em uma classificação. Das quatro categorias de materiais propostos (livro para ensino formal, livro infantil, cartilha, vídeo/DVD, jogo educativo), apenas dois foram realizadas, sendo um livro para ensino formal e três vídeos; e os materiais foram classificados, três como razoáveis e um ótimo.

Palavras-chave: Preservação. Cerrado. Educação ambiental.

 

Assessment of teaching materials Proposed by the national action plan for the conservation of the maned wolf (Chrysocyon brachiurus)

Abstract

In the second largest biome of Brazil, the Cerrado, an important endemic animal is in danger of extinction, the maned wolf (Chrysocyon brachyurus), an umbrella species. Its conservation has a direct impact on the protection of other animals occurring in the same area, besides being an important disperser of seeds, receiving the title of "sowing of the Cerrado". In order to identify fragilities, propose and guide actions to combat threats to fauna, the Plano de Ação Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção do Lobo Guará (PAN-LG) was created, but it is not known what actions he proposed to increase efficiency in education of the conservation of the maned-wolf were fulfilled. Therefore, the objectives of this article were: (1) to raise and search for the teaching materials about the maned-wolf and its habitat proposed by action 1.3 of the PAN-LG; (2) to verify which of these materials were carried out and to analyze them qualitatively; (3) conclude if they have added to the awareness about the importance of this species, being objects subject to environmental education. To that end, the methodology used to evaluate situations of difficult measurement: for each element thus evaluated, it received a score, and the total result of this value will frame this material in a classification. Of the four categories of materials proposed (book for formal education, children's book, playbook, video / DVD, educational game), only two were made, one book for formal education and three videos; and the materials were classified, three as reasonable and one great.

Keywords: Preservation. Cerrado. Environmental education.

https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n1.e511
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