Abordagem química da experiência “quase uma lâmpada de lava”: a consolidação do processo de ensino-aprendizagem em uma feira de ciências
PDF (Português (Brasil))

Cómo citar

Abordagem química da experiência “quase uma lâmpada de lava”: a consolidação do processo de ensino-aprendizagem em uma feira de ciências. (2020). ForScience, 8(2), e00817. https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e817

Resumen

Este trabalho apresenta um relato de experiência que contemplou o processo de ensino-aprendizagem de conceitos relacionados à miscibilidade de substâncias, densidade, definições de reações químicas e suas evidências, os quais são abordados nas disciplinas de Química e de Ciências. A metodologia adotada consistiu em apresentar uma experiência intitulada “Quase uma lâmpada de lava”, que envolveu a exposição e explicação do trabalho pelos estudantes do segundo período do curso de Engenharia de Produção, orientados por uma docente da disciplina de Química. A mostra foi trabalhada na VIII Feira de Ciências do Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí, como parte integrante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A avaliação foi realizada por meio da observação do comportamento e relatos da equipe envolvida na organização e execução da experiência, bem como pela manifestação escrita e voluntária dos visitantes da Feira de Ciências, os quais descreveram opiniões acerca do conteúdo abordado e da metodologia aplicada. Os resultados revelaram que a experiência utilizada proporcionou maior facilidade para a compreensão dos assuntos trabalhados, sendo também considerada como satisfatória por grande parte dos participantes. Tais resultados permitem inferir que a experiência “Quase uma lâmpada de lava” pode ser considerada uma ferramenta adequada na prática pedagógica de conceitos químicos cotidianos, já que envolve a consolidação do processo de ensino-aprendizagem em espaços não formais.

Palavras-chave: Feira de Ciências. Química. Ensino-aprendizagem.

 

The chemical approach of the experiment “almost a lava lamp”: the consolidation of the teaching-learning process in a science fair

Abstract

This work presents a chemistry experiment report that contemplated the teaching-learning process of chemical concepts related to the miscibility of substances, density, definitions of chemical reactions and their evidence, which are approached in the disciplines of Chemistry and Science. The methodology adopted consisted of presenting an experience entitled “Almost a lava lamp” that involved the exposition and explanation of the work by the students of an upper course, being guided by a professor of the discipline of Chemistry. The exhibition was worked at the VIII Science Fair of the Federal Institute of Minas Gerais- Bambuí, as an integral part of National Science and Technology Week. The evaluation was carried out by observation the behavior and reports of the team involved in the organization and execution of the experiment, as well as the written and voluntary manifestation of the visitors of the Science Fair, who described opinions about the content addressed and the applied methodology. The results showed that the experience used provided a greater easiness for the undestanding of the subjects studied and being considered satisfactory by most participants. These results allow to infer that the experience “Almost a lava lamp” can be considered a suitable tool efficient in the pedagogical practice of interdisciplinary chemical concepts, since it involves the consolidation of the teaching-learning process in non-formal teaching spaces.

Keywords: Science fair. Chemistry. Teaching-learning.

https://doi.org/10.29069/forscience.2020v8n2.e817
PDF (Português (Brasil))

Citas

ALMEIDA, M. O.; RIBEIRO, V. G. P.; ARRUDA, A. R. P.; MAIA, F. J. N.; MAZZETTO, S. E. et al. O efeito da contextualização e do jogo didático na aprendizagem de funções orgânicas. Revista Virtual de Química, v. 8, n. 3, p. 767-779, jun. 2016. Disponível em: http://static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v8n3a16.pdf. Acesso em: 02 fev. 2020.

ALVES FILHO, J. P. Atividades experimentais: do método à prática construtivista. 2000. 448 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciencias da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 2000. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79015. Acesso em: 02 fev. 2020.

AMORIM, S. S. Reações químicas no cotidiano dos alunos. 2010. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Química, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: https://www.qui.ufmg.br/colegiado_grad_tcc/tcc_grad/LQ-SilésiaSilvaAmorim_ReaçõesQuímicasNoCotidiano.pdf. Acesso em: 02 fev. 2020.

ANDRADE, R. S.; VIANA, K. S. L. Atividades experimentais no ensino de química: distanciamentos e aproximações da avaliação de quarta geração. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 2, p. 507-522, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132017000200507&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 02 fev. 2020.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.

BERTON, A. N. B. A didática no ensino de química. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., 2015, Curitiba - PR. Anais... Curitiba: PUC-PR. 2015. p. 26550- 26559. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19089_7877.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.

BROWN, T. L.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química: a ciência central. 9. ed. Nova Jersey: Pearson Education, 2005.

CARVALHO, M. S.; JOHAN, C. S.; PAIM, A. G.; GARLET, T. M. B. Feira de ciências: reflexões de uma experiência do PIBID ciências biológicas da UFSM. Ciência e Natura, v. 36, n. 3, p. 319-325, set./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/13106. Acesso em: 15 mar. 2020.

FALCÃO SOBRINHO, J.; FALCÃO, C. L. C. Feira de ciências: diálogos entre ensino, pesquisa e extensão. Em Extensão, v. 14, n. 2, jun./jul. 2015. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/30363. Acesso em: 02 fev. 2020.

FRANCO, H.; PEREIRA, M. I. Entenda como o sabão extermina o coronavírus. Estado de Minas, Belo Horizonte, 25 mar. 2020. Ciência e Saúde, online. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/ciencia/2020/03/25/interna_ciencia,1132570/entenda-como-o-sabao-extermina-o-coronavirus.shtml. Acesso em: 02 fev. 2020.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1989.

HARTMANN, A. M.; ZIMMERMANN, E. Feira de ciências: a interdisciplinaridade e a contextualização em produções de estudantes de ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: 2009. Disponível em: https://www2.unifap.br/rsmatos/files/2013/10/178.pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.

KELLY, G. A. A theory of personality: the psychology of personal constructs. New York: W. W. Norton, 1963.

LIMA, M. E. C. Feira de ciências: a produção escolar veiculada e o desejo de conhecer no aluno. In: BRASIL. Ministério da Educação. Iniciação científica: um salto para a ciência. TVEscola, v. 11, p. 20-28, jun. 2005. Disponível em: https://cdnbi.tvescola.org.br/contents/document/publicationsSeries/150744IniciacaoCient.pdf. Acesso em: 02 fev. 2020.

LIMA, M. E. C. Feira de ciências: o prazer de produzir e comunicar. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. (Org.). Quanta ciência há no Ensino de Ciências? São Paulo: Edufscar, 2008.

MACENO, N. G.; GUIMARÃES, O. M. A inovação na área de educação química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 1, p. 48-56, fev. 2013. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc35_1/08-PE-91-11.pdf. Acesso em: 02 fev. 2020.

MACHADO, C. L. A.; BORDUQUI, M.; PEIXOTO, M. Aspectos importantes na realização na feira de ciências na educação básica. São Paulo, SP, p. 1-5, 2013. Disponível em: https://docplayer.com.br/15610916-Aspectos-importantes-da-realizacao-de-feiras-de-ciencias-na-educacao-basica.html. Acesso em: 02 fev. 2020.

MANCUSO, R. Feira de Ciências: produção estudantil, avaliação, conseqüências. Contexto educativo. Revista digital de Educación y Nuevas Tecnologias, Argentina, n. 6, abr. 2000. Disponível em: http://www.redepoc.com/jovensinovadores/FeirasdeCienciasproducaoestudantil.htm. Acesso em: 02 fev. 2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pec-g/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/13611-programa-nacional-de-apoio-as-feiras-de-ciencias-da-educacao-basica. Acesso em: 28 abr. 2020.

OLIVEIRA, J. R. S. de. A perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e suas relações com a prática da experimentação no ensino de química. Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.3, n.3, p. 25-45, nov. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/38134. Acesso em: 28 abr. 2020.

OLIVEIRA, S. R.; GOUVEIA, V. P.; QUADROS, A. L. Uma reflexão sobre aprendizagem escolar e o uso do conceito de solubilidade/miscibilidade em situações do cotidiano: concepções dos estudantes. Química Nova na Escola, v. 31, n. 1, p. 23-30, fev. 2009. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_1/05-CCD-0508.pdf. Acesso em: 02 fev. 2020.

PAVÃO, A. C. Feira de Ciências: revolução pedagógica. Espaço Ciência, out. 2017. Disponível em: http://www.espacociencia.pe.gov. Acesso em: 21 jan. 2020.

PEREIRA. L. C. A importância da feira de ciências para os alunos do 9º ano do ensino fundamental. In: ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DA QUÍMICA DA AMAZÔNIA, 14., 2015, Manaus - AM. Anais... Manaus, 2015. p. 179-185. Acesso em: 10 jun. 2020.

THENÓRIO, I. F. A quase lâmpada de lava. In: Manual do Mundo, 2011. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=TU4aS5KgVxU. Acesso em: 01 ago. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF. Além dos experimentos: alunos unem inovação, temas sociais e ambientais na feira de ciências. UFJF Notícias, Juiz de Fora, Out. 2016. Disponível em: www.ufjf.br/noticias/2016/10/18/alem-dos-experimentos-alunos-unem-inovacao-temas-sociais-e-ambientais-na-feira-de-ciencias. Acesso em: 22 fev. 2020.

WERTSCH, J. Minds as actions. Nova York: Oxford, 1998.

Creative Commons License

Esta obra está bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Derechos de autor 2020 Array